/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Seguro viagem: por que você não pode embarcar sem ele?

Por Experta media 07/04/2020 14h02 - Atualizado em 07/04/2020 17h05
Foto: Pixabay

Contratar uma seguradora garante tranquilidade durante o passeio, os benefícios vão além do extravio da bagagem

 Viajar é sempre uma delícia. Escolher o destino, organizar o roteiro, fazer as malas, tudo faz parte da incrível experiência que é desbravar um novo lugar.

A parte ruim é que isso custa caro e, muitas vezes, as pessoas tentam economizar onde não deveriam, como o seguro viagem.

Pode parecer uma bobagem, mas o investimento (que nem é tão alto assim) é a garantia de uma viagem sem preocupações. Além de despesas médicas no exterior, essa apólice inclui assistência jurídica, farmacêutica, odontológica, traslado médico e outros benefícios. 

Assistência médica hospitalar

Ninguém quer ficar doente na viagem, mas pode acontecer. Intoxicação alimentar, dor de dente, enxaqueca, gripe, dor muscular bem forte, crise de asma, problemas oftalmológicos... Nada disso escolhe local nem hora, então, estar precavido evitar gastos desnecessários que podem, inclusive, gerar dívidas.

Se a viagem for internacional, uma simples consulta médica para tratar de uma reação alérgica, por exemplo, pode custar até US$ 500. Sem contar com os medicamentos, que também fazem parte da cobertura dos seguros.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02

Em tempos de novo coronavírus, é importante ficar atento porque algumas empresas colocam cláusulas especiais para o caso de pandemia global decretada pelos órgãos de saúde. Algumas se isentam do pagamento de tratamentos e internações no caso de o viajante ser diagnosticado com a doença em questão.

Extravio de bagagem

Esse é um dos problemas mais comuns de quem viaja. A pessoa segue o protocolo e despacha a bagagem, mas, na hora do desembarque, não a encontra na esteira. Mais de 20 milhões de malas são extraviadas todos os anos nos aeroportos espalhados pelo mundo.

O primeiro impacto é o desespero. Depois vem a burocracia para tentar solucionar o problema. A viagem já começa com uma chateação.

Se a pessoa tiver contratado um seguro viagem, basta preencher o formulário oferecido pela companhia aérea e apresentá-lo à seguradora. Assim, o viajante irá receber todo o auxílio necessário para a localização da mala e o reembolso adicional no caso de não ser encontrada.

Assistência jurídica

Pode parecer estranho falar em assistência jurídica durante uma viagem a passeio ou a trabalho, mas são muitas as situações em que o turista pode precisar deste tipo de apoio.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_03

Uma batida de carro, uma briga na rua, um choque cultural que pode levar à prisão. Sim, em alguns países, hábitos que são comuns aos brasileiros, podem resultar em detenção.

Essas despesas podem obrigar o turista a fazer transferências internacionais significativas, se não tiver contratado um seguro viagem. Com ele, é possível arcar com todos os gastos, inclusive a fiança, caso seja necessário.

Documentação

Quem está acostumado a viajar bastante sabe que os documentos pessoais, inclusive o passaporte no caso de viagens internacionais, devem andar sempre dentro da mochila porque nunca se sabe quando será necessário apresentá-lo.

Sendo assim e considerando o grande número de passeios que são realizados, é bastante comum que um ou todos fiquem esquecidos em algum ponto turístico. E é uma dor de cabeça, que pode ser evitada com a contratação do seguro viagem.

Afinal, a seguradora irá oferecer assistência 24h e indicar o local correto para a confecção de novos documentos.

Morte acidental

Obviamente, não é o esperado, mas é uma hipótese que não pode ser descartada. A pessoa pode sofrer um acidente, um infarto ou qualquer outra fatalidade e acabar falecendo em outro país.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_04

Nesses casos, as apólices de seguro garantem alguma indenização, repatriação do corpo e gastos com o transporte, o que já é algo a menos para a família resolver.

Cancelamento de viagem

Além de garantir amparo do momento em que a pessoa chega ao aeroporto da cidade de origem até o retorno para a casa, o seguro viagem é útil até mesmo antes disso.

Como já foi dito, imprevistos podem acontecer. Inclusive antes da viagem. Uma doença ou morte familiar, mudança na escala de férias do trabalho ou cancelamento do evento para o qual a pessoa havia se programado.

Nesses casos, o seguro garante o reembolso mesmo que o hotel ou a companhia aérea não façam isso. E ainda pode arcar com as taxas extras que possam ser necessárias na remarcação da viagem.

Conteúdo produzido por Experta media.