/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Saúde de Arapiraca indica uso de Tamiflu para tratar casos suspeitos de Síndrome Respiratória

Por Assessoria 28/04/2020 18h06 - Atualizado em 28/04/2020 21h09
Foto: Divulgação
A Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca publicou nota técnica, indicando o uso de fosfato de oseltamivir (Tamiflu®) para tratamento de casos suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e Síndrome Gripal (SG), que tenham situações de risco para complicações, de acordo com uma tabela de risco, apresentada no link publicado no final da matéria.

Para iniciar o uso da medicação, não há necessidade de aguardar o diagnóstico laboratorial. Essa recomendação independe da situação vacinal do paciente, mesmo sendo acompanhado pela Atenção Primária à Saúde. O ideal, segundo a nota, é que se inicie o fármaco até 48 horas após o início dos sintomas.

Manuella Queiroz, farmacêutica e coordenadora da Central de Abastecimento Farmacêutico Municipal (CAF), explica que a medicação é enviada pela Secretaria de Estado da Saúde e dispensada pela Prefeitura de Arapiraca, através da CAF.

Após a prescrição, o paciente retira o medicamento em um dos cinco Centros de Saúde e nas Unidades da Primavera, Cacimbas, Boa Vista, Planalto e na Sentinela, que funciona no prédio do 3º Centro de Saúde, no bairro Santa Edwiges.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
A farmacêutica ressalta que a Unidade Sentinela será referência para dispensação do oseltamivir (Tamiflu®) dos pacientes atendidos na referida unidade e para os pacientes internados em ambiente hospitalar, durante 24 horas por dia, nos sete dias da semana.

Acompanhe aqui, na íntegra, AQUI