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O desafio de atrair e reter clientes em escritórios de advocacia

08/05/2020 12h12 - Atualizado em 08/05/2020 15h03
Com o aumento da competitividade no mercado jurídico, o advogado tem desafios bem maiores na hora de atrair e reter clientes. Para vencer a concorrência acirrada, muitos profissionais já apostam no atendimento de qualidade somado a medidas estratégicas.

Usar a tecnologia e um sistema para advogados pode ser a chave para chamar a atenção no mercado e construir uma comunicação sólida com a clientela. Afinal, investindo em ferramentas que beneficiem o atendimento, multiplica as chances de ter clientes mais satisfeitos.

Todo advogado sabe do impacto que a insatisfação de um cliente pode causar. Além do prejuízo gerado pela perda, a reputação do escritório pode ficar comprometida, já que uma pessoa jamais recomendará os serviços que não o atenderam adequadamente.

Usar um bom sistema para advogados aliado ao planejamento e estratégia pode ser a solução para escritórios de todos os portes que querem destaque no mercado e uma cartela de clientes que só aumenta.

Criação de um site


A busca por serviços jurídicos na internet é uma realidade. Embora as indicações e a reputação do escritório tenham grande peso na contratação, uma boa presença digital também é essencial na hora de conquistar o cliente.

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Investir em um site profissional é imprescindível para o posicionamento do escritório e para a atração de clientes.

Utilizando boas práticas de SEO (Search Engine Optimization) é possível colocar o site e seu conteúdo nas primeiras posições dos buscadores.

Desta forma, potenciais clientes cheguam de forma orgânica ao escritório, sem que o advogado precise investir em muitas ações de marketing jurídico. Usando um layout responsivo aliado a um bom copy (texto), o primeiro contato é uma estratégia importante de conquista para que o potencial cliente logo marque a primeira reunião.

Investir em mídias sociais

Embora as mídias sociais também possam ser usadas para atrair clientes, elas são uma ótima ferramenta quando se trata de construir um bom relacionamento.

Cada vez mais escritórios vem apostando nessas ferramentas, especialmente no LinkedIn e no Facebook, para consolidar o relacionamento e a comunicação.

No entanto, para ter resultados, é essencial realizar um planejamento de conteúdo, além de escolher os canais certos.

Responder comentários, publicar conteúdos que engajam e observar as limitações do Código de Ética também é fundamental. É preciso que o advogado publique somente conteúdos informativos e jamais exponha casos ou mesmo clientes nas redes sociais.

Apostar no e-mail marketing

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Para maioria dos negócios, o e-mail marketing é utilizado com foco em vendas. E como todo profissional do Direito já sabe, qualquer ação que se assemelhe a mala direta é vedada pelo Código de Ética.

Por esse motivo, o e-mail marketing na advocacia tem muito mais uma função de informar o cliente e melhorar a comunicação do que vender serviços ou mesmo promover o escritório.

Como se trata de uma comunicação mais próxima e pessoal, quando o advogado tem uma boa estratégia de e-mail marketing, ganha a confiança do cliente e, consequentemente, sua fidelidade.

Para montar uma boa estratégia, é essencial conhecer o perfil dos clientes do escritório, além de claro, avaliar tópicos e temas que sejam de relevância e valor para essa audiência.

Atrair e reter clientes na advocacia


Com o aumento da concorrência no mercado, todo advogado precisa ser estratégico quando se trata de atrair e reter clientes. Proporcionar um atendimento de qualidade e fazer uso de ferramentas e da tecnologia são ações que trazem excelentes resultados.

Conciliar um atendimento de excelente e personalizado com a agenda do escritório, no entanto, sempre é o maior desafio. Afinal, o advogado dispõe de pouco tempo.

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Neste caso, quem aposta em um sistema para escritório de advocacia consegue automatizar parte do atendimento sem que isso implique na perda de qualidade.