/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Famílias diminuem produção de lixo domiciliar com a pandemia

Por Redação com Agência Brasil 19/05/2020 14h02 - Atualizado em 19/05/2020 18h06
Foto: Agência Brasil
Um balanço da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) e pela Associação Internacional de Resíduos Sólidos no Brasil (ISWA) mostrou que as famílias brasileiras diminuíram a produção de lixo domiciliar em 7,25% no mês de abril, durante a pandemia de covid-19.

A pesquisa foi feita junto a empresas que representam 60% do mercado privado de limpeza urbana e que atuam em todas as regiões do Brasil.

“Historicamente temos observado que a geração de resíduos guarda relação direta com o poder aquisitivo e hábitos de consumo de cada sociedade. Nada influencia mais na decisão de compra do consumidor do que instabilidade e retração econômica. De acordo com o resultado da pesquisa, observamos uma tendência de redução na produção de resíduos, que deve permanecer até que a economia volte a dar sinais de retomada”, disse o diretor presidente da Abrelpe, Carlos Silva Filho.

De acordo com a pesquisa, o uso de materiais recicláveis aumentou em 25% e 30% no mesmo período, o que aumentou a reciclagem.