/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

VÍDEO. Multidão se despede de Dom Valério Breda, em Arapiraca

Por Redação 16/06/2020 18h06 - Atualizado em 17/06/2020 00h12
Foto: Reprodução/Vídeo/Josival Meneses
 
Centenas de pessoas aguardavam pela passagem do cortejo do bispo Dom Valério Breda, em Arapiraca. O religioso faleceu na manhã desta terça-feira (16), no Hospital Arthur Ramos, em Maceió.

O bispo diocesano estava internado desde o dia 15 de abril, depois de sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), na residência episcopal, em Penedo. Ele estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e apresentou uma reação alérgica, que acabou afetando os rins. Dom Valério foi submetido a sessões de hemodiálise, porém, no domingo (16), seu estado de saúde já era considerado grave. Por volta das 6h00 de hoje, o bispo não resistiu ao agravamento de seu quadro de saúde.

De Maceió, o corpo do religioso seguiu para Arapiraca, onde percorreu as principais ruas, em um carro do Corpo de Bombeiros. O trajeto saiu da sede do 7° GBM, na rodovia AL-220 e seguiu pela Avenida Ceci Cunha, em direção ao Centro, passou pela Concatedral, Rua Estudante e Marechal Deodoro, até encontrar a rodovia AL-110, de onde seguiria para a cidade de Penedo, onde o corpo ficará sepultado.

Por onde passava, centenas de fiéis davam seu último adeus, prestando homenagens ao bispo e entoando canções religiosas.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
“Aqui, ele dedicou, durante 23 anos, amor, carinho; aqui, ele semeou a palavra de Deus, transmitindo-nos a fé”, disse o Vigário Geral da diocese, Padre Daniel do Nascimento.

Padre Paulo Melo, pároco da Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho, agradeceu o apoio de toda a sociedade arapiraquense, sobretudo com suas orações, pela cura do bispo. Apesar da tristeza pela sua morte, fica o agradecimento a Deus pela missão que ele realizou na Diocese de Penedo, em especial, na cidade de Arapiraca.

Uma missa de corpo presente acontecerá na Catedral Diocesana de Penedo, e será celebrada por Dom Paulo Jackson, presidente da regional NE2 da Confederação Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), com a presença do arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz, bispos e padres da diocese de Penedo. O sepultamento será na própria catedral e seu jazigo será aos pés da imagem do Cristo ressuscitado no interior da catedral.

Na solenidade, que será transmitida ao vivo pelas redes sociais, não será permitida a presença de fiéis, para evitar aglomerações por conta da pandemia.

Assista ao vídeo: