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Dicas de empreendedorismo: Por que o feedback dos clientes é essencial para a sobrevivência de uma loja de comércio eletrônico

14/08/2020 08h08 - Atualizado em 14/08/2020 11h11

Em apenas alguns meses, o espaço do comércio online avançou anos. Ferramentas como o dropshipping e outras relacionadas às lojas eletrônicas têm sido procuradas cada vez mais por lojistas que atuam no meio virtual.

Vender online

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nunca foi algo tão promissor. Um crescimento que era registrado em décadas, registrou-se em apenas alguns meses no setor de vendas digitais. É até comum vermos empresas relatando vendas online acima do esperado, havendo algumas que até confessam ser o comércio eletrônico o único canal de vendas que cresce atualmente.

O motivo é óbvio: as receitas das lojas físicas estão a diminuir devido ao distanciamento social e outras realidades que passaram a surgir com a pandemia do novo coronavírus.

No contexto de tentar aprender mais sobre o que é comercio eletronico, os empreendedores devem também se atentar para algo que é fundamental em qualquer tipo de negócio e mais ainda no setor online: o feedback dos clientes.


Como geralmente funcionam as ferramentas de feedback no comércio eletrônico?

Tudo bem que é importante buscar qual a melhor plataforma para criar uma loja virtual

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, porém isso não é tudo. O feedback dos seus clientes também é muito importante, e vale a pena considerar ainda na criação do seu site como as pessoas poderão deixar os seus comentários e opiniões nele.

O feedback do consumidor de uma loja virtual geralmente é fornecido por classificações e análises. A classificação é geralmente uma classificação de 1 a 5 estrelas.

As análises são comentários de texto de forma livre, em que os consumidores geralmente fornecem comentários sobre o produto ou serviço, a experiência de compra, aspectos da cadeia de suprimentos (disponibilidade, remessa) e comentários gerais sobre a marca.

Como esse feedback vem de lojas online, profissionais ligados à área de marketing classificam-no como de melhor qualidade que aquele feedback obtido por meio das mídias sociais, o que significa que possui três características principais:

  • Alto nível de granularidade (feedback detalhado)
  • Baixa proporção de ruído / insights (diferente do feedback obtido nas mídias sociais)
  • pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_04
    Maior especificidade (o comentário do cliente acaba por ser mais específico a respeito da experiência naquela determinada loja online)


Existe um equívoco comum de que, para entender o que está acontecendo "online", deve-se aproveitar o que está sendo dito nas mídias sociais.

Por uma parte isto é verdade, porém é importante entender que o
feedback nas mídias sociais é muito diferente do obtido por meio da sua loja virtual. Normalmente, o feedback nas redes sociais é sobre os seguintes recursos:

  • Acesso a todas as plataformas de mídia social relevantes
  • Ouvir e alertar em tempo real (existe um ciclo de hype?)
  • Análise de sentimentos (o ciclo de hype é bom / ruim?)
  • Percepção da marca (enquanto ouvimos, vamos entender o que é dito sobre a nossa marca)
  • Identificação do influenciador (quem é mais influente na minha indústria)


No contexto das vendas online (ecommerce, D2C), essas habilidades dificilmente são úteis, pois você não recebe feedback no nível do produto, e o feedback também não é focado no comércio (é difícil encontrar nas redes sociais feedbacks do tipo compras / disponibilidade - que são a maioria no comércio online).

Por que ouvir o feedback dos clientes do seu comércio eletrônico é fundamental?

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- O ecommerce

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está se tornando um importante canal de receita: impulsionado pelo distanciamento social e pela pura conveniência, o comércio online está no caminho de se tornar uma parte importante da economia.

- A mudança de comportamento do consumidor pode continuar pós-pandemia: enquanto o distanciamento social está pressionando cada vez mais consumidores a comprarem online, esses hábitos e a facilidade de levar os produtos diretamente para as suas casas podem realmente levar o consumidor a continuar comprando online mesmo depois da pandemia.

Pode-se até argumentar que esse impulso poderia levar cada vez mais consumidores a comprarem online e cada vez menos a realizarem compras tradicionais no varejo presencialmente.

- Em um território desconhecido, dá para observar o que está funcionando para os outros: ao contrário das lojas tradicionais, analisar o desempenho de uma loja online e a satisfação de outras marcas / produtos é muito mais fácil.

Você pode comparar o desempenho do seu produto em relação ao concorrente principal simplesmente ouvindo e analisando classificações e críticas online. Uma dica é disponibilizar imagens gratuitas sobre o produto e pedir aos clientes que digam o que acham do item.

Esse pode ser um ótimo atalho para entender o que está funcionando bem para os outros à medida que você desenvolve a sua estratégia de ecommerce a fim de aprimorar ferramentas como as de gerador de nomes e as de gerador de código de barras.

Em resumo, isso não pode ser ignorado, pois há muito em jogo, e o slogan
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das marcas precisam de estarem presentes online, ouvindo e melhorando o produto / serviço / experiência exatamente como fazem nas lojas do varejo tradicional.