/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Jogador do Corinthians doa fraldas a torcedor que lhe pediu ajuda no Twitter

Por Globo Esporte 21/08/2020 10h10 - Atualizado em 21/08/2020 13h01
Foto: Reprodução/Gazeta Esportiva
Ativo nas redes sociais, o zagueiro Danilo Avelar está acostumado a receber centenas de comentários de torcedores do Corinthians com elogios, críticas e cobranças. Porém, na última sexta-feira, uma mensagem no Twitter lhe chamou atenção.

Prestes a ser pai pela segunda vez, Francisco José da Silva Júnior decidiu procurar Danilo Avelar em busca de ajuda. Ele é gesseiro e viu a demanda por seu trabalho cair drasticamente nos últimos meses por conta da pandemia do novo coronavírus.

– As obras até continuam, as pessoas trocam uma telha, fazem reparos, para os pedreiros aparece trabalho. Mas o gesso, que é minha área, é a parte do acabamento, é o luxo, digamos assim. Então está muito difícil ter serviço – contou Chiquinho, como é conhecido.

A solução encontrada por Francisco foi pedir uma camisa de Danilo Avelar para fazer uma rifa e, assim, angariar recursos para comprar roupas, fraldas e outros produtos necessários para esperar o bebê.

Sete horas após Francisco enviar a mensagem, Danilo Avelar respondeu, dizendo que sua assessoria iria procurá-lo. O torcedor ficou feliz, mas no primeiro momento não levou muita fé na ajuda. A surpresa maior viria cinco dias depois, quando seis pacotes com 72 fraldas chegaram à casa dele, em Ferraz de Vasconcelos, cidade que fica a 27 km de São Paulo.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
– Eu fiquei muito impressionado quando ele respondeu, comentei com minha esposa, mas não falei com ninguém até chegarem as fraldas, podia ser alguém querendo se aproveitar. Mas realmente ele mandou – disse Francisco, que completou:

– Me ajudou muito! A fralda não está barata. Fiz um cálculo, e um recém-nascido gasta mais de 200 fraldas por mês. Ele me garantiu mais de dois meses de fraldas.
Danilo Avelar, cuja esposa também está grávida, contou por que decidiu ajudar o corintiano:

– Acabei me deparando com a mensagem do torcedor e me sensibilizei, até porque vou ser pai agora, e entra essa onda de fralda. A mensagem dele me tocou. Eu disse que de alguma forma iria ajudar. Minha assessoria entrou em contato com ele e não hesitei em enviar uns pacotes de fraldas, até pra dar uma ajuda inicial. A ideia não era tornar a situação pública, não pensei dessa maneira, mas o próprio torcedor a tornou pública, e acho que isso pode servir de inspiração para outras pessoas fazerem o mesmo. É o mínimo de ajuda, tem que ser levado pelo lado humano de querer ajudar as pessoas. Não precisa ser coisas grandiosas. Um pouco que cada um possa fazer já ajuda, e muito. Com o pouco que ajudei, creio que a família ficou feliz e que possa ter mais felicidades ainda com a chegada do bebê. Isso faz bem pra nossa saúde mental também.

Mas por que Avelar?

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_03
A reportagem do ge quis saber de Francisco por que ele recorreu justamente ao zagueiro e não a outros ídolos do Corinthians, como Cássio, Fagner ou Jô. O torcedor explicou que, além de acompanhar Danilo Avelar nas redes, ele se identifica com a trajetória do atleta:

– Ele sempre jogou legal e nunca abaixou a cabeça apesar de alguns torcedores do Corinthians pegarem no pé dele. Me lembrou o que eu vivo: muitas vezes a gente luta e não é reconhecido. Realmente, poderia ter pedido para outro jogador, mas lembrei de quem faz o serviço e muitas vezes não é valorizado, como é meu caso, e pensei nele.

– Pedi ao Avelar por achar que nesse mundo de futebol ele seria um cara mais humano, não tão estrela.

Francisco fez questão de ressaltar que Danilo Avelar não usou o caso para se promover. A ideia de dar publicidade à doação foi do próprio torcedor, que compartilhou fotos das fraldas no Twitter e também com amigos em aplicativo de troca de mensagens.

Em busca de oportunidades, Francisco pode ser encontrado no Twitter como @chiquinhogesso3. Nesta semana, ele festeja três alegrias: o presente de Avelar, a vitória do Corinthians sobre o Coritiba e o ultrassom da esposa. Vem aí uma menina.