/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Uneal aprova Semestre Especial Virtual até dezembro de 2020

Por Assessoria 28/08/2020 09h09 - Atualizado em 28/08/2020 13h01
Foto: Reprodução
O Conselho Superior da Universidade Estadual de Alagoas aprovou, nesta terça-feira (25), a Resolução n.º 014/2020 (CONSU/UNEAL) que dispõe sobre a suspensão do semestre 2020.1 e a oferta de Semestre Especial Virtual durante a pandemia decorrente da COVID-19. O documento foi construído após audiências e consultas virtuais com a comunidade acadêmica, por meio de chamamentos divulgados no site institucional da Universidade.

Durante a vigência do Semestre Especial Virtual, cujo início acontece já no mês de agosto, todas as atividades acadêmicas serão realizadas somente na modalidade on-line. Será obrigatória a oferta de disciplinas e atividades curriculares, a exemplo de seminários, cursos e congressos, até que o Conselho Superior da Uneal decida pelo retorno às atividades presenciais.

As atividades serão realizadas em duas etapas. Na Etapa 1, será realizada a formação docente e discente acerca do Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA para o desenvolvimento das atividades acadêmicas, bem como à organização da oferta por parte dos Conselhos de Curso e da PROGRAD. Na Etapa 2, que acontecerá de 14 de setembro a 30 de dezembro de 2020, será realizada a oferta dos componentes curriculares definidos pelos Conselhos de Curso para o Semestre Especial Virtual e a realização das atividades síncronas (on-line com o docente ao vivo) e assíncronas (tarefas remotas).

Matrículas
pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
As matrículas para o Semestre Especial Virtual acontecerão, por meio do Sistema Acadêmico on-line, de 05 a 09 de setembro. Cada aluno poderá cursar até 240h de disciplinas.

O estudante que optar por não aderir à proposta das atividades virtuais poderá realizar o trancamento do curso sem prejuízos para a contagem do tempo de conclusão da graduação, em virtude da suspensão temporária da integralização.

Já os graduandos de baixa renda que não tenham ainda internet podem concorrer a bolsas do Programa Alimenta para custear o serviço de dados e, deste modo, terem condições de participar das aulas virtuais.

“Essa decisão é muito importante porque continuamos com as nossas atividades acadêmicas, inclusive letivas. Temos estudantes com condições de aderir ao Semestre Especial Virtual, o que gera uma aproximação com a instituição. Há ainda a possibilidade de matrícula entre campi. Isso minimiza algumas carências já que não há necessidade de deslocamento de estudantes e docentes porque todas as atividades serão desenvolvidas no ambiente virtual”, explicou o presidente do Consu, reitor Odilon Máximo.