/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Sem Renda Brasil, Bolsonaro libera criação de outro programa social

Relator do Orçamento no Congresso diz que proposta estará definida na semana que vem

Por Redação 16/09/2020 17h05 - Atualizado em 16/09/2020 17h05
Bolsonaro - Foto: Igor Estrela/Metrópoles

O relator do Orçamento da União para 2021, no Congresso Nacional, senador Márcio Bittar (MDB-AC), anunciou nesta quarta-feira, 16, que o presidente Jair autorizou a criação de outro programa social.

O senador se reuniu com Bolsonaro durante a manhã, no Palácio do Planalto. Ele afirmou que Bolsonaro deu sinal verde para a criação de uma nova proposta.

A decisão foi tomada após Bolsonaro afirmar que está proibido se falar em Renda Brasil, o programa social que seria substituto do Bolsa Família. A reação do presidente se deu após alguns jornais noticiarem que a equipe econômica do governo estudava propor a suspensão do reajuste dos benefícios previdenciários pela inflação por dois anos.

“Tomei café da manhã com o presidente da República. Agora, antes do almoço conversamos mais um pouco, e eu fui solicitar ao presidente se ele me autorizava a colocar dentro do Orçamento a criação de um programa social que possa atender milhões de brasileiros que foram identificados ao longo da pandemia e que estavam fora de qualquer programa assistencial. O presidente me autorizou. Não adianta agora a gente especular do que que vai tirar, de onde vai cortar. Mas eu estou autorizado pelo presidente, ele me deu sinal verde”, afirmou.