/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

4ª edição da Operação Mata Atlântica em Pé é lançada em 17 estados brasileiros

O final da operação está previsto para o dia 1º de outubro, com apresentação dos resultados no dia seguinte

Por Da redação com assessoria 21/09/2020 14h02
4ª edição da Operação Mata Atlântica em Pé - Foto: Assessoria

Em ação coordenada, os Ministérios Públicos estaduais de 17 unidades da Federação deram início nesta segunda-feira, 21 de setembro, à quarta edição da Operação Mata Atlântica em Pé, voltada a coibir o desmatamento e proteger as regiões de floresta que integram o bioma da Mata Atlântica.

A operação conta com a participação e o apoio de diversas instituições, a exemplo do IMA, do Ibama e do Batalhão de Polícia Ambiental. Como nos anos anteriores, cabe ao Ministério Público do Paraná a coordenação dos trabalhos em âmbito nacional, por meio do promotor de Justiça Alexandre Gaio, que atua no Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção ao Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo do MPPR.

Em Alagoas, a ação está sendo acompanhada de perto pelos promotores de Justiça Jorge Dórea e Alberto Fonseca, do Núcleo de Defesa do Meio Ambiente e da 4ª Promotoria de Justiça, com atribuição também na defesa do meio ambiente. O final da operação está previsto para o dia 1º de outubro, com apresentação dos resultados no dia seguinte.

No ano passado, foram vistoriadas 559 áreas, constatando-se mais de 5,4 mil hectares desmatados sem autorização dos órgãos públicos, o que resultou na aplicação de R$ 25 milhões em multas.

Alagoas


No estado, sete polígonos farão parte das fiscalizações. Porém, as áreas serão mantidas em sigilo para não atrapalhar a operação. Para inspecionar esses alvos, três equipes foram formadas e elas são compostas por todos os órgãos envolvidos. É importante ressaltar que todas elas foram às ruas obedecendo aos protocolos de sanitização e distanciamento recomendado pelas autoridades de saúde e sanitária.

Os alvos escolhidos são aqueles com registros mais antigos de desmatamento, sendo o horizonte de oito anos o tempo trabalhado para a escolha dos locais a serem fiscalizados.

Ao todo, no estado, a previsão é que sejam vistoriados 20 alvos, durante os cinco dias de operação.

Edições anteriores


A primeira edição da Operação Mata Atlântica em Pé foi realizada apenas no Paraná, em 2017, a partir de iniciativa do Ministério Público local. No ano seguinte, foi estendida para 15 estados. Em 2019, participaram 16. Nesta quarta edição (terceira de âmbito nacional), participam pela primeira vez todos os estados que têm o bioma.