/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Pai de Santo consegue 1ª vitória bilionária contra Netflix e Porta dos Fundos

Por Na Telinha 29/09/2020 10h10
Espeicial "A primeira tentação de Cristo", do Porta dos Fundos - Foto: Divulgação/Netflix

O processo que o Pai de Santo Babalorixá, Alexandre Montecrrath, move contra a produtora do programa Porta dos Fundos e a Netflix teve a primeira decisão nesta semana. A juíza Rosana Simen Rangel, da 26ª Vara Cívil do Rio de Janeiro, determinou a isenção de custas processuais de umbanda Ilê Asé Ofá de Prata em favor do seu representante.


O processo contra o serviço por streaming é de R$ 1 bilhão pelo especial A Primeira Tentação de Cristo, título do fim de 2019, que, de acordo com a ação movida, é "infame e satiriza símbolos sagrados do cristianismo".


De acordo com o advogado Anselmo Ferreira Melo Costa, que representa juridicamente o Pai de Santo, a isenção das custas processuais garante o livre acesso à justiça num estado democrático de direito. "Acredito na verdade da justiça. Estamos providenciando a réplica da contestação deles", disse ao NaTelinha.


Segundo o profissional, o montante de R$ 1 bilhão como indenização foi baseado no número de entidades espalhadas pelo Brasil e caso vença o processo, será distribuído entre instituições religiosas comprovadamente carentes.


Para Anselmo, a Netflix também faz apologia à pedofilia em produtos do seu catálogo e propaga a destruição da família. Questionado sobre o que o incomodou tanto no especial da empresa, respondeu: "Liberdade de expressão abusiva a ponto de desrespeitar a fé alheia". No entanto, defende: "Vale ressaltar que sou a favor da liberdade de expressão, mas sou a favor também de usar a lei brasileira para reparar os abusos e excessos de liberdade".

Tags:
pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02