Botafogo demite técnico Paulo Autuori após derrota para o Bahia no Niltão
A pressão sobre a cúpula e o comandante aumentou muito após a derrota para o Bahia
Paulo Autuori não é mais técnico do Botafogo. Em reunião na tarde de hoje, a diretoria do Alvinegro decidiu pela saída do treinador, que estava no cargo desde fevereiro. Bruno Lazaroni vai comandar o time no clássico com o Fluminense, domingo, pelo Campeonato Brasileiro.
"Caro Presidente e membros do Comitê, passo aqui para comunicar que está na hora de proceder mudanças, sem qualquer tipo de constrangimentos. Tanto assim que ontem, para facilitar as coisas, comuniquei aos jogadores que é esse o caminho. Uma coisa é ser persistente, outra, é ser teimoso. Quando os sinais são negativos, é teimosia. Sem espaço para retroceder na atitude já tomada. Por favor, buscar, imediatamente, soluções. Obrigado. Lembranças às famílias", explicou Autuori, ao site oficial do Alvinegro.
A pressão sobre a cúpula e o comandante aumentou muito após a derrota para o Bahia, na noite de ontem (30), pelo Brasileiro. O resultado fez o Glorioso caísse para a penúltima colocação do campeonato.
Apesar da classificação às oitavas de final da Copa do Brasil, a ausência de resultados positivos no Brasileiro e a queda de desempenho do time pesaram para a decisão.
Em 22 partidas à frente da equipe de General Severiano, o técnico obteve cinco vitórias, quatro derrotas e 13 empates, rendimento de aproximadamente 42%.
Autuori chegou ao Botafogo para substituir Alberto Valentim. Ele nunca escondeu que aceitou o convite como forma de gratidão ao clube, uma vez que não pensava mais em ser técnico no futebol brasileiro.
Ele também auxiliava o comitê gestor do futebol na transição do departamento para S/A. Havia, inclusive, a possibilidade de que ele assumisse cargo na direção tão logo o projeto fosse concretizado.
Neste período, Autuori também chamou a atenção fora de campo. Em junho, o, agora, ex-treinador alvinegro chegou a ser punido pelo TJD-RJ (Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro) após críticas à Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) em entrevista ao "Jornal O Globo". Na ocasião, ele chamou a entidade de "Federação dos Espertos". A punição foi revista, posteriormente, pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva).
Veja comunicado do Botafogo:
- Caro Presidente e membros do Comitê, passo aqui para comunicar que está na hora de proceder mudanças, sem qualquer tipo de constrangimentos. Tanto assim que ontem, para facilitar as coisas, comuniquei aos jogadores que é esse o caminho. Uma coisa é ser persistente, outra, é ser teimoso. Quando os sinais são negativos, é teimosia. Sem espaço para retroceder na atitude já tomada. Por favor, buscar, imediatamente, soluções. Obrigado. Lembranças às famílias - explicou Autuori.
Em função disso, o Botafogo só tem a agradecer a Autuori - profissional de grande identificação e história - por todo respeito e gratidão ao Clube em aceitar o desafio em um período de grandes dificuldades financeiras e em meio a uma pandemia. Também deixa a função o auxiliar-técnico Renê Weber, a quem reiteramos o agradecimento por todo o trabalho ao longo desse período.
O Comitê Executivo de Futebol comunica que Bruno Lazaroni é o novo treinador da equipe. O profissional comandará o time já na partida contra o Fluminense, neste domingo, válida pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Em continuidade às mudanças no Departamento de Futebol, o Comitê anuncia a chegada de Tulio Lustosa para exercer a função de Gerente de Futebol. O profissional inicia seu trabalho nesta sexta-feira, quando será apresentado ao elenco profissional e aos funcionários do Departamento."