Isabel Fillardis faz relato comovente da relação com o filho, Jamal: ''Preciso estar em pé por ele''
Aos 17 anos, ele tem Síndrome de West, uma doença rara que se manifesta ainda na infância, Ele precisa de cuidados especiais.
"Vivi na pele, com o meu filho, todas as dificuldades. A primeira dificuldade (que se pode ter) é de um diagnóstico precoce, rápido. Consegui ter um bom diagnóstico com meu filho, mas nem todas as crianças têm. Informação era algo também difícil, o acesso a hospitais... Se a criança precisasse de uma prótese, de um aparelho auditivo, era tudo muito complicado. Ainda é. Tudo é muito caro para eles. Tudo é importado. São poucas as fabricações nacionais", disse ela em uma conversa com Babu Santana.
A artista conta que sabe que foi privilegiada: o jovem recebe todos os cuidados adequados e tem acesso a um tratamento de primeira linha, o que não está na realidade de muitas famílias.
"Aqui temos o hospital Hospital Sarah Kubitschek, que ensina o mundo. O Sarah foi onde meu filho conseguiu ter mais conforto e uma qualidade de vida melhor. Mas isso ainda é algo distante. O preconceito com o diferente é algo surreal. Mas isso é no mundo. Claro que nos países de fora, Estados Unidos, Alemanha, eles são adiantados mas são países mais velhos, têm uma outra mentalidade. O Brasil ainda não consegue olhar o diferente com tranquilidade, não consegue entender que é bacana aprender com o diferente", disse ela.
Ao fim, a atriz conta que aprendeu muito com o filho.
"Em primeiro lugar, a humildade. Você não sabe o seu dia de amanhã. Uma série de coisas meu filho me ensinou, sabe? Sobre ego, vaidade, apreciar a vida. Imagina uma criança presa numa cadeira sem poder falar, andar, tendo que depender do outro para ter uma qualidade de vida: E isso acontece com inúmeras crianças. Esse universo é enorme (...) Meu filho me ensinou a me revirar por dentro. "Mãe, você é muito forte, guerreira". Minha força vem dele porque preciso estar em pé por ele, para ele também. Tenho três filhos, e ele é o que mais precisa", afirma ela.