/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Campanha de vacinação contra o Coronavírus em Penedo avança e ultrapassa meta

Por da redação com assessoria 26/03/2021 18h06
Vacinação em Penedo - Foto: Assessoria

Penedo é um dos poucos municípios alagoanos que está vacinando idoso a partir do 66 anos de idade contra Covid-19. Nem mesmo as duas maiores cidades de Alagoas avançam na campanha como Penedo. Maceió iniciou para 67 anos nesta sexta-feira, 26, e Arapiraca imuniza a partir dos 68 anos.

O trabalho exemplar da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) da Prefeitura de Penedo é, de fato, incontestável.

Graças a agilidade no processo de aplicação das doses, registro e repasse da informação aos órgãos oficiais e zelo no uso das vacinas, Penedo já recebeu doze lotes até este final de semana, enquanto que a maioria dos municípios alagoanos ainda está no quinto lote.

Não é por acaso que a campanha de vacinação contra o coronavírus Penedo já alcançou até 115% de aproveitamento no uso das doses entre as mais de seis mil aplicadas de um total que ultrapassa 6.700, incluindo as que ainda estão estocadas.

“É preciso saber também que cada frasco de vacina contém, em média, oito, nove, dez e até onze doses. Na maioria dos casos, dificilmente a quantidade fica abaixo de dez, ou seja, temos uma sobra para utilizar e o nosso pessoal trabalha tão bem que conseguimos ultrapassar metas, dentro de recortes que são feitos por lotes, e já alcançamos percentual de 115% de aproveitamento das vacinas”, informa o Secretário Municipal de Saúde de Penedo.

Perda Técnica


Toda vez que uma remessa de vacinas é enviada, é estimada uma perda de 5%, percentual que funciona como referência para o que se considera como perda técnica, que é o descarte por vencimento da validade, após abertura do frasco.

A partir do momento em que o pequeno recipiente com vacina Coronavac é aberto, a vacina precisa ser utilizada em até 8 horas. Se for AstraZeneca, o tempo limite cai para seis horas.

Em Penedo, essa perda prevista para todas as campanhas de vacinação no Brasil sequer atinge os 5%. Até quinta-feira, 25, apenas 31 doses não foram utilizadas, segundo Guilherme Lopes.

“O nosso percentual de perda técnica é muito, muito baixo e a meta estabelecida pelo governo federal é atingir, pelo menos, 90% da população, com base em todas as doses enviadas. Isso mostra o comprometimento de nossa equipe técnica com a população, nosso pessoal tem uma experiência muito grande com campanhas de vacinação e trabalha de forma profissional, são verdadeiros guerreiros nesse momento de dificuldade cujas armas disponíveis são vacina e prevenção”, destaca.

Até agora, praticamente 8% da população de Penedo já recebeu pelo menos a primeira dose da vacina contra Covid-19, proporção que tem como referência a estimativa do IBGE (63.846 pessoas) para pessoas residindo aqui no ano de 2020.