/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Bolsonaro ligou para Renan Filho para pedir diálogo com Calheiros sobre a CPI da Covid-19

Por Redação 23/04/2021 18h06 - Atualizado em 23/04/2021 20h08
Governador Renan Filho - Foto: Márcio Ferreira

Na tarde desta sexta-feira, 23, o governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), confirmou a informação sobre a ligação que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez para ele durante esta semana.

Segundo as informações inicialmente dadas pelo senador Renan Calheiros para a Globo News e confirmada por Renan Filho nesta sexta-feira para a imprensa alagoana, a ligação de Bolsonaro foi para solicitar que Renan Filho faça a intermediação do contato do presidente com o senador Renan Calheiros, escolhido para ser relator da comissão que irá investigar a atuação do Governo Federal durante o período de pandemia da covid-19, a chamada CPI da covid.

Renan Filho explicou que Bolsonaro lhe solicitou que "colaborasse no diálogo". "O presidente ligou, falou sobre isso, pediu pra que eu colaborasse no diálogo com o senador Renan no sentido de ampliar o diálogo. Eu falei que o senador Renan é sempre um homem do diálogo, ele vai conversar com todos, especialmente com o presidente da República, se assim o presidente desejar".

A ligação de Bolsonaro para Renan Filho ocorreu na terça-feira, 20. O gesto deixa evidente que Bolsonaro mudou a estratégia e agora espera diálogo com Calheiros, que antes era visto como opositor do governo e era um nome que o presidente não queria para ser relator da CPI.

A CPI da covid-19 prevê acareações, quebras de sigilo e convocação dos principais auxiliares de Bolsonaro na condução da saúde durante este período de pandemia.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02

"Nós temos uma relação institucional, do Governo Federal com o Governo do Estado, nesse momento da pandemia, sobretudo, é fundamental que trabalhemos integradamente. Ele falou sobre a CPI, colocou que o momento é de dificuldade para ocorrer uma Comissão Parlamentar de Inquérito"., disse o governador de Alagoas.