/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Enquanto milhares de brasileiros estão sem 2ª dose, vice-presidente é vacinado novamente

Por Redação com agências 26/04/2021 21h09
Mourão - Foto: Bruno Batista / VPR

O vice-presidente Hamilton Mourão, de 67 anos, tomou nesta segunda-feira (26) a segunda dose da vacina CoronaVac contra covid-19, em Brasília. Ele foi atendido em um dos pontos de vacinação drive-thru da capital.

Enquanto isso, a falta de doses da Coronavac está preocupando quem tomou a primeira dose do imunizante contra a Covid-19 e já deveria receber a segunda dose. O repasse de lotes do imunizante aos Estados, prometido pelo Ministério da Saúde, foi menor que o necessário para atender todo o público.


A Coronavac é produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, em São Paulo, em parceria com o laboratório farmacêutico chinês Sinovac e tem a previsão de intervalo de 28 dias entre a aplicação da primeira e da segunda doses, necessárias para que se tenha a imunização completa.

Está faltando Coronavac pois o Estado usou a segunda dose para antecipar a vacinação?


Não. O Estado sempre orientou o uso da primeira dose e a reserva da segunda dose em todos os lotes que vieram com esta definição do Ministério da Saúde. No entanto, nas remessas 8, 9 e 10, o ministério orientou usar amplamente os recursos na primeira dose.