/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Novo decreto reabre cinemas e estende horário de bares, restaurantes e shoppings

Por da redação com GazetaWeb 11/05/2021 18h06
Renan Filho - Foto: Divulgação

O governo de Alagoas anunciou, nesta terça-feira (11), novas flexibilizações do decreto que impõe regras de distanciamento social em Alagoas. Ainda assim, o Estado segue na Fase Vermelha do Plano de Distanciamento Social Controlado. O novo decreto vale por 15 dias e começa a valer a partir desta quarta-feira (12), com exceção das salas de cinemas, parques e museus que começam a funcionar a partir desta sexta-feira (14).

Entre as principais mudanças está a alteração do toque de recolher para começar a partir de 22h, a reabertura dos cinemas, e a permissão para que bares, restaurantes e shoppings passem a funcionar até 21h todos os dias da semana. Os novos horários de funcionamento das atividades comerciais vale também para as lojas de rua, inclusive as do Centro de Maceió. Além disso, a permissão de funcionamento de novas atividades como salas de cinema, se estende para parques, museus e teatros e circos. Todos estes poderão reabrir com 30% da capacidade.

Durante entrevista coletiva, o governador Renan Filho revelou que considerou aumentar o percentual de capacidade de templos religiosos e academias, que passariam dos atuais 30% para 50%, mas decidiu manter o que está em vigor.

Atualmente, Alagoas está na Fase Vermelha do Plano de Distanciamento Social Controlado. Está em vigência um decreto que estabelece toque de recolher das 21h às 5h. O funcionamento de estabelecimentos comerciais – incluindo bares, restaurantes e shopping centers - está autorizado, inclusive aos fins de semana, mas com horários restritos.

A liberação para o comércio funcionar se estende a todos os dias da semana. Lojas do Centro e lojas de rua até as 17h, e shoppings centers até as 20h. No caso de bares e restaurantes, o funcionamento aos fins de semana é permitido até as 16h. Após o horário, só por meio de entrega e do sistema “pegue e leve”.

O uso do calçadão à beira-mar e da orla lagunar, bem como, o acesso a praias, rios e lagoas está permitido. Marinas e equipamentos similares também podem funcionar. Já as academias de ginástica têm permissão para abrir até aos sábados, mas com limitação de 30% de usuários. Espaços para prática esportiva coletiva com até 25 pessoas estão autorizados, mas sem a presença de público.