/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

11 pessoas morreram após tomarem vinho intoxicado em funeral

Por Redação com Meia Hora 05/07/2021 14h02
Vinho - Foto: Divulgação

O tradicional vinho de arroz, servido em alguns funerais no Camboja está deixando muitas pessoas intoxicadas e pode levar até a morte. Na última semana 11 pessoas morreram ao consumir a bebida em um funeral.

Conforme o site AFP, nos últimos dois meses mais de 30 pessoas morreram em três incidentrs envolvendo vinhos de arroz. Segundo as autoridades locais, o vinho está intoxicado com metanol, que pode causar tontura e cegueira em quem consome.

Desde sexta-feira, onze pessoas morreram e outras dez foram hospitalizadas após beberem vinho caseiro em um funeral na província costeira de Kampot, a cerca de 155 quilômetros da capital Phnom Penh. "As vítimas ficaram com tonturas depois de beber o vinho", informou um policial à AFP, completando que que amostras do vinho foram coletadas para análise.

O vinho artesanal de arroz é muito popular na zona rural do Camboja para casamentos, celebrações ou funerais. Ele é usado como uma alternativa barata ao álcool produzido e comercializado no circuito formal.

Devido a falta de regulamentação da produção da bebida, são comuns casos de envenenamentos massivos, que podem causar a morte.

Em junho, ao menos 15 produtores e vendedores de vinho de arroz foram presos. Além disso, o Ministério da Saúde pede à população para não ingerir essas bebidas.