/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Árbitro alagoano se confunde com o dia do embarque, perde voo para Rondônia e não apita jogo da Série D

Por da redação com GE/AL 12/08/2021 19h07
Jonata de Souza Gouveia - Foto: Reprodução

O árbitro alagoano Jonata de Souza Gouveia passou por um perrengue na semana passada. Ele confundiu as datas, perdeu o voo para apitar o jogo em Rondônia entre Porto Velho e Aparecidense, no último sábado, pela Série D do Brasileiro, e foi substituído às pressas pela CBF.

O motivo da troca foi uma confusão sobre o dia do embarque. Jonata teria que ir para Porto Velho na madrugada de sexta, dia 6 de agosto, mas ele não prestou atenção na data da passagem e, quando percebeu o erro, não chegou em tempo de comandar a partida.

Com isso, a CBF teve que substituir o árbitro alagoano de última hora, escalou o acreano Jackson Rodrigues da Silva e pode afastar Jonata das próximas rodadas. O jogo de sábado da Série D terminou com uma vitória do Aparecidense por 2 a 0, gols de Gabriel e Rafael Marcos.

Vice-presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Alagoana de Futebol (CA-FAF), George Alves Feitoza explicou a situação de Jonata. Perguntado pelo ge/AL se o árbitro corre o risco de ser punido, ele respondeu assim:

- Não tem nada de oficial sobre punição. A questão do Jonata é que ele acabou perdendo um jogo pela Série D no Norte do país. Ele perdeu o voo e não foi possível pegar outro avião até a partida, então a CBF o substituiu, agora falar em punição é algo muito subjetivo, porque ela (CBF) não fala isso abertamente e nem tampouco que ele não trabalha mais até o fim do ano. Mas, por experiência, digo que nós sabemos que quando acontece um erro do árbitro, ele se afasta, sim, das escalas, mas não é determinado tempo e não tem nenhum documento ou regra que comprove essa informação, até porque é a Comissão Nacional de Arbitragem que designa os profissionais dos estados para determinados jogos - explicou George.