/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Como fazer desintoxicação digital e dar ao seu cérebro uma pausa dos gadgets

17/09/2021 09h09
Trabalho remoto - Foto: Trabalho remoto

O trabalho remoto está se tornando mais difundido, mas esse formato apresenta alguns perigos.

Um deles é o vício digital. Das redes sociais, por correio eletrónico, os mensageiros instantâneos e dos vários sítios “web”, recebe-se um enorme fluxo contínuo de informações, e duma superabundância da qual logo vem o excesso de trabalho.

Se não controlar o uso dos dispositivos, perderá muito tempo e também não terá tempo para realizar todas as tarefas. Esse problema é especialmente relevante para diferentes remote jobs for java developers porque quando se trabalha em casa é muito mais fácil se distrair do que no escritório.

O problema da falta de tempo é especialmente relevante para trabalhadores remotos, como empregos de programador angular e outros, em grande parte devido à falta de ambiente de trabalho.

Para evitar esse desenvolvimento de eventos, às vezes é necessário organizar uma desintoxicação digital- um pequeno alívio para os aparelhos.

Estamos todos tão acostumados com o fluxo contínuo de informações que é muito difícil fazer sem um “smartphone” — mas com um experiente “engenheiro remoto”, um engenheiro de aprendizado de máquina, preparamos dicas úteis que irão facilitar esse processo.

Para se acostumar facilmente a desistir de aparelhos, a desintoxicação digital deve ser feita gradualmente. Por exemplo, reserve algumas horas do dia para passatempos e lazer e, durante esse tempo, não toque o “smartphone”. Você pode ocupar-se de qualquer coisa — ioga, pintura, música, culinária ou meditação — desde que o ajude a relaxar. Para que agora não haja “retirada”, algumas horas antes do fracasso total, vale reduzir gradativamente o nível de utilização dos utensílios. Você precisa planear bem o seu tempo de desintoxicação e avisar os seus amigos e familiares para não incomodá-lo com mensagens e ligações durante esse período. Definitivamente, é improvável que seja possível realizar tudo de maneira ideal na primeira vez — no início, a recusa causará irritação. Nesses momentos, é muito importante controlar as suas emoções e bem-estar.

Vale a pena prescindir dos aparelhos não só nessas duas horas — também é melhor não usá-los antes de ir para a cama e durante as refeições. Assim, você dormirá melhor e os alimentos serão absorvidos muito melhor.

Curiosamente, mas mesmo para recusar a eletrónica, existem aplicativos especiais — os programas simplesmente bloqueiam o “smartphone” por um certo tempo. Alguns deles, no entanto, permitem que você faça chamadas da emergência. Organize o tempo que você dedica aos negócios e não se distraia ao fazer certas tarefas. Desligue os alertas durante esse período para manter o foco.

Dessa forma, você pode economizar tempo. Isso pode ser ajudado pela técnica Pomodoro, onde você elimina todos os sinais irritantes e perturbadores e trabalha, sem interrupção, até que o sinal toque.

Também é aconselhável descartar todas as fontes de informação desnecessárias, deixando apenas as mais importantes. Organize os ícones no seu ‘smartphone’ para economizar tempo ao pesquisar informações.

Para se acostumar e entrar no ritmo, faça-o regularmente e siga um cronograma. Em dias agitados, você pode reduzir o tempo de desintoxicação para meia hora, mas não deve desistir completamente. Após o descanso, você pode experimentar uma explosão de energia, mas não se agarre a tudo de uma vez — conclua as tarefas de forma gradual e comedida.

A desintoxicação digital melhora o bem-estar geral e emocional e aumenta a eficiência do trabalho. Esse descarregamento será especialmente valioso para vagas com formato de trabalho remoto. O resultado é uma melhor qualidade do sono, redução dos níveis de estresse e aumento da produtividade.