/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Conheça os principais museus no Rio de Janeiro

24/09/2021 09h09 - Atualizado em 24/09/2021 09h09
Museu do amanhã - Foto: Museu do amanhã

Se você pensa que a capital carioca oferece somente praias do Rio de Janeiro lindas e famosas, está enganado, o RJ também possui muita cultura, afinal, foi a capital do país até 1960 e berço do samba e de outras diversas expressões artísticas, como a Bossa Nova.

Por isso, conhecer os museus do Rio de Janeiro é imprescindível para quem gosta de história, cultura e conhecimento do nosso país e mundo, já que além das obras nacionais, há também obras de artistas de outros países.

Quer descobrir um pouco mais dos pontos turísticos do RJ? Então, acompanhe a leitura e confira os principais museus no Rio de Janeiro.

Quais são os museus do Rio de Janeiro?


São muitos os museus no Rio de Janeiro, os visitantes podem escolher de acordo com a sua curiosidade sobre cada assunto, arquitetura, obras ou outras características que cada um desses locais oferecem.

Alguns museus no Rio de Janeiro:

● Museu da Imagem e do Som -MIS
● Museu do Índio
● Museu de Arte do Rio (MAR)
● Museu Naval
● Museu do Amanhã
● Museu Nacional de Belas Artes (MNBA)
● Museu de Arte Moderna (MAM)
● Museu Casa do Pontal
● Museu Aeroespacial
● Museu Histórico Nacional
● Centro Cultural Banco do Brasil (Rio de Janeiro)

Qual o Museu mais importante do Rio de Janeiro?


Alguns museus no Rio de Janeiro são os preferidos de alguns turistas e visitantes, como:

● Museu do Amanhã
● Museu de Arte Moderna (MAM)
● Museu Histórico Nacional

Museu do Amanhã


O Museu do Amanhã possui grande importância, além do grande número de visitas, sua arquitetura também chama atenção. Localizado na região portuária da capital, o prédio foi projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava.

O museu teve um custo aproximado de 230 milhões, tendo utilizado também recursos da iniciativa privada, como da Fundação Roberto Marinho.

No Museu do Amanhã, o visitante pode conferir obras ligadas à ciência e verificar como será o futuro de diversas áreas, com interações que são realizadas por meio de instalações audiovisuais, jogos e interativas.

Com isso, os visitantes conseguem conhecer como era o passado, fazendo a análise do que era utilizado em cada área e, consequentemente, verificar as tendências futuras para os próximos 50 anos.

Por ser bastante visitado, o Museu do Amanhã facilita a compra dos ingressos, que são disponibilizados na internet por um valor acessível e procedimento simples de compra.

É recomendado a compra de ingressos antecipados, assim você evita ficar na fila e perder tempo ou deixar de entrar por não conseguir realizar a compra no dia. A compra do ingresso para entrar no Museu do Amanhã deve ser feita no site oficial.

Os valores dos ingressos desse que é um dos museus no Rio de Janeiro mais visitados podem variar de acordo com o período pesquisado.

Além do mais, algumas pessoas podem entrar gratuitamente no Museu do Amanhã, é o caso de pessoas acima dos 60 anos, estudantes da rede pública de ensino fundamental e médio e professores da rede pública de ensino.

Além das gratuidades por lei, outras também são permitidas no Museu do Amanhã:

● Crianças de até 5 anos
● Acompanhante de pessoas com deficiência
● Guias de turismo
● Funcionários de museus ou associados do ICOM com selo da anuidade
● Entre outras pessoas conforme informações contidas no site do Museu do Amanhã

Como chegar:
Praça Mauá, 1 - Centro. Rio de Janeiro.

Horário de funcionamento: quinta a domingo das 10h às 16h.

Museu de Arte Moderna (MAM)

O Museu de Arte Moderna (MAM) é uma visita imprescindível se você gosta de artes, cinema e vanguardas, pois ele é voltado para experimentação nessas áreas, sendo um dos museus mais importantes e visitados do Rio.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02

Fotografia: Fabio Souza/MAM Rio

A entrada pode ser comprada pelo site do Museu de Arte Moderna (MAM). Os preços são acessíveis e, se você quiser, pode contribuir com um valor maior para ajudar a manter o local. Com tanta facilidade e atrações, o MAM RJ é um dos museus no Rio de Janeiro que você não pode deixar de visitar.

O ingresso gratuito está disponível para algumas pessoas, conforme lei da gratuidade e informações contidas no site do museu.

Como chegar: Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo, Rio de Janeiro.

Horário de funcionamento: quinta a domingo das 13h às 18h.

Museu Histórico Nacional


O Museu Histórico Nacional é dedicado a história do Brasil, foi criado em 1922 e seu acervo conta com 55.600 manuscritos e documentos iconográficos.

O ingresso pode ser comprado diretamente no museu. Lembrando que, as pessoas com gratuidade podem entrar no museu sem pagar a entrada, que possui um valor acessível para os demais.

Como chegar:
Praça Mal. Âncora, s/n - Centro, Rio de Janeiro.

Horário de funcionamento: terça a sexta das 10h às 17h30, sábado e domingo das 10h às 17h.

Onde fica o Museu no Rio de Janeiro?


Os endereços de cada museu no Rio de Janeiro podem ser consultados no site de cada instituição. O Museu Nacional / UFRJ, por exemplo, fica localizado no Palácio de São Cristóvão, na Quinta da Boa Vista - São Cristóvão, e o seu horário de funcionamento é de terça a domingo, das 10h às 16h.

No Museu Nacional / UFRJ, é possível encontrar diversas obras produzidas por artistas brasileiros e também de outros países.

Algumas exposições disponíveis no Museu Nacional / UFRJ:

● Santo Antônio de Sá: Primeira Vila do Recôncavo da Guanabara
● Quando Nem Tudo Era Gelo – Novas Descobertas no Continente Antártico
● Os Primeiros Brasileiros

Quando abrem os museus no Rio de Janeiro?


Os horários de funcionamento dos museus no Rio de Janeiro podem variar. Porém, a maioria costuma abrir às 9h, sendo necessária a consulta prévia no site do museu. O MAM, por exemplo, só abre na parte da tarde, às 13h, por isso é necessário verificar antes.

Além de saber quais são os pontos turísticos e principais museus no Rio de Janeiro, para viajar protegido, o planejamento e seguro viagem é essencial para evitar imprevistos financeiros, de saúde e de outros tipos que precisam de atendimento especializado.

Lembre-se:
durante a pandemia do coronavírus, os museus no Rio de Janeiro possuem horários e dias de funcionamento alterados, alguns podem estar fechados. Com isso, verifique antecipadamente essas informações.

Agora que você já conhece os principais museus no Rio de Janeiro, siga nossas dicas e visite pessoalmente esses incríveis locais na cidade maravilhosa.