/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

O que são plantas medicinais: saiba quais são e como usá-las

24/09/2021 10h10 - Atualizado em 24/09/2021 10h10
Plantas medicinais - Foto: Plantas medicinais

Você sabe o que são plantas medicinais? Saiba que elas são utilizadas para diversas finalidades, assim como os óleos essenciais. Seu uso milenar é comum em diversas culturas e países. Porém, para a correta administração dessas substâncias, é preciso conhecer o que são e como usá-las.

Muitas dessas plantas são utilizadas em chás e temperos, é o caso do alecrim, por exemplo, sendo usado tanto para temperar variados pratos, deixando um gosto bem agradável a comida, até mesmo para chá, que possui um gosto agradável e apreciado por muitas pessoas.

Entretanto, assim como medicamentos, o uso das plantas também possui restrições e pode não ser recomendado condições como gravidez, entre outros conforme o caso.

Quer saber o que são plantas medicinais e como utilizá-las? Então, acompanhe a leitura e confira!

O que são as plantas medicinais?


As plantas medicinais possuem origem vegetal, sendo utilizadas como forma de tratar diversos tipos de enfermidades.





Contudo, apesar dos benefícios, o seu uso deve ser feito com cuidado, sempre respeitando as indicações e contra indicações, além do seu estado de saúde e doença preexistentes.

Mesmo que você esteja liberado para utilização de plantas medicinais, é preciso moderação durante o uso.

Quais são as plantas medicinais e para que servem?


O que são plantas medicinais: existem muitas plantas medicinais, porém, no Brasil algumas lideram o ranking das mais utilizadas, devido ao seu fácil acesso e benefícios para a saúde.

Algumas das plantas medicinais mais utilizadas no Brasil:

Babosa


O que são plantas medicinais: a babosa é uma das mais utilizadas no Brasil. Com diversas propriedades que são benéficas, ela também é conhecida como Aloe Vera, Caraguatá, Babosa de Jardim e de Botica.

A planta auxilia no tratamento de diversas condições, como:

● Tratamento da queda de cabelo
● Hidratação do cabelo e estimulação do crescimento
● Remoção de maquiagem
● Limpeza profunda da pele
● Hidratação da pele
● Combate as dores musculares
● Tratamento de queimaduras e feridas
● Inflamações
● Pé de atleta
● Problemas digestivos
● Prisão de ventre

A babosa é uma planta medicinal facilmente encontrada no país e que pode ser cultivada em casa, sem necessidade de grandes cuidados. A rega da planta deve ocorrer a cada 7 dias ou sempre que verificar que a terra está com aspecto seco.

O consumo é realizado retirando o gel que fica dentro da planta e que pode ser utilizado em várias partes do corpo para tratar essa e outras variadas condições. A babosa própria para uso e pode ser consumida é a Barbadensis miller.

Contudo, a babosa é contraindicada para alguns casos, como a ingestão interna por crianças, grávidas e lactantes. Pessoas com inflamações no útero, hemorroidas, bexiga, varizes, entre outras também não devem utilizar a babosa internamente.

Camomila


O que são plantas medicinais: a camomila é outra planta medicinal bem conhecida dos brasileiros, sendo muito utilizada em forma de chás e infusões. Com gosto, suave, peculiar e agradável conquista a maioria das pessoas.

A camomila é muito utilizada para ansiedade e insônia, além de ter as suas plantas correspondentes que também podem ser utilizadas para as mesmas finalidades, como melissa, valeriana e erva-cidreira.

Alecrim


O que são plantas medicinais: o alecrim é muito utilizado no país, seja para chás ou em forma de tempero.

Alguns dos benefícios dessa que faz parte da lista das plantas medicinais mais utilizadas:

● Protege o fígado
● Controle diabetes
● Melhora a circulação
● Diurético
● Alivia o cansaço mental
● Alivia inflamações

Lavanda


O que são plantas medicinais: também faz parte da lista das plantas medicinais mais utilizadas no país. Pode ser usada em chás, óleos e na culinária. Os principais benefícios da lavanda são adstringente, calmante, cicatrizante e antioxidante.

A lista das plantas medicinais é extensa, essas são apenas algumas das mais utilizadas e apreciadas no Brasil.

O que são plantas medicinais Anvisa?

O que são plantas medicinais: de origem vegetal, podem curar e amenizar enfermidades e condições que causam incômodo, dor e desconforto em várias regiões do corpo, desde dores musculares até problemas na pele, entre outros.

As plantas medicinais podem ser utilizadas como fitoterápicos, sendo prescritas por um profissional autorizado, desde que o produto seja autorizado pela vigilância sanitária.

Como utilizar as plantas medicinais?


Além de saber o que são plantas medicinais, é preciso saber como utilizá-las. As formas são variadas, confira!

Chás


O que são plantas medicinais: uma das formas mais comuns de utilizá-las é em chá. Ao ferver água e deixar a planta descansar de 5 a 10 minutos, ou conforme orientação, o chá pode ser ingerido, desde que a planta utilizada seja recomendada para infusão.

Pomada


Outra forma de utilizar as plantas medicinais é como pomada ou emplastro, deixando agir na região afetada conforme cada planta e enfermidade.

Óleos essenciais


Os óleos essenciais também são ótimos para aproveitar os benefícios das plantas medicinais. Existem várias opções no mercado, e cada uma delas é indicada para problemas específicos.

A maioria dos óleos podem ser utilizados na pele, ingestão e difusores, porém não são todos. Por isso, ao adquirir um óleo essencial faça em uma loja especializada e com a indicação de um profissional.

Os óleos essenciais e seus benefícios:


Lavanda:
uma das mais utilizadas como óleo essencial, a lavanda oferece muitos benefícios, como promover o bem-estar, relaxamento e calma.

Laranja:
esse óleo essencial é benéfico para auxiliar em casos de estresse, depressão e nervosismo.

Alecrim:
por ser um antibiótico de origem natural, o alecrim é muito utilizado para o tratamento de infecções e problemas digestivos. O óleo essencial também pode ser utilizado para esses casos, desde que recomendadas por um profissional.

Importante: consulte seu médico e saiba se pode utilizar esse e outros óleos essenciais, pois eles podem interferir com medicamentos utilizados ou não ser indicado para a sua condição de saúde.

Conclusão


As ervas medicinais não substituem o tratamento e acompanhamento médico. Além disso, é sempre importante informar e pedir liberação do uso dessas substâncias ao seu médico, evitando problemas por uso indevido.

Agora que já conhece as plantas medicinais e como utilizá-las, siga as nossas dicas de uso e procure sempre um profissional e loja especializada para indicar as melhores opções para o seu caso.