Tite convoca seleção brasileira de futebol para as Eliminatórias
O técnico Tite convocou nesta sexta-feira (24) a seleção brasileira para rodada tripla das Eliminatórias da Copa do Mundo no Qatar, em 2022. A lista de 25 jogadores conta com atletas que atuam no futebol inglês e que não foram liberados por seus clubes na última chamada do treinador brasileiro.
De acordo com o coordenador de seleções, Juninho Paulista, há um acordo em andamento para a liberação dos convocados.
O Brasil terá três compromissos em outubro pelo torneio classificatório ao próximo Mundial. Primeiro, enfrentará a Venezuela, em Caracas, no dia 7. Depois, duelará com a Colômbia, no dia 10, em Barranquilla. No dia 14, o adversário será o Uruguai, em Manaus.
Com oito vitórias em oito rodadas, a equipe canarinho lidera a disputa com 24 pontos, seguida pela seleção argentina, com 18. Uruguai, com 15, e Equador, com 13, completam os quatro primeiros colocados.
Ainda segundo Juninho, os clubes brasileiros que tiveram atletas convocados terão partidas adiadas no Campeonato Brasileiro por causa dos desfalques. "Conversamos com o Manoel [Flores], que é o diretor de competições. E, por se tratar novamente de três jogos, vai ser adotado o mesmo critério data de setembro", afirmou.
São cinco atletas que atuam no país: Weverton (Palmeiras), Guilherme Arana (Atlético-MG), Everton Ribeiro e Gabriel (Flamengo) e Edenilson (Internacional).
Para contar com atletas que atuam na Inglaterra, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) entrou com pedido de excepcionalidade da quarentena a esse grupo junto ao governo federal. Na solicitação, há um compromisso de criar um regime de bolha especial para esses convocados, limitando a circulação deles no país. A Casa Civil ainda está analisando a requisição.
No último dia 5, a ausência de um pedido semelhante esteve na lista dos problemas que levaram o duelo entre Brasil e Argentina, também pelas Eliminatórias, ser suspenso minutos após a bola rolar, no estádio do Corinthians, em Itaquera.
VEJA A LISTA DE CONVOCADOS
GoleirosAlisson (Liverpool)Ederson (Manchester City)Weverton (Palmeiras)
LateraisDanilo (Juventus)Emerson (Tottenham)Alex Sandro (Juventus)Guilherme Arana (Atlético-MG)
ZagueirosMilitão (Real Madrid)Lucas Veríssimo (Benfica)Marquinhos (PSG)Thiago Silva (Chelsea)
Meio-campistasCasemiro (Real Madrid)Edenilson (Internacional)Everton Ribeiro (Flamengo)Fabinho (Liverpool)Fred (Manchester United)Gerson (Olympique)Lucas Paquetá (Lyon)
AtacantesAntony (Ajax)Gabriel (Flamengo)Gabriel Jesus City)Matheus Cunha (Atlético de Madrid)Neymar (PSG)Raphinha (Leeds)Vinicius Jr (Real Madrid)