/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

HE do Agreste e Hemoal Arapiraca realizam Campanha para doações de sangue

Por Assessoria HE do Agreste 29/09/2021 19h07 - Atualizado em 29/09/2021 20h08
Doação de sangue em Arapiraca - Foto: Assessoria

O Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, iniciou uma campanha de conscientização sobre a importância da doação de sangue. A atitude foi tomada após reunião técnica realizada entre representantes do Hemoal Arapiraca e do próprio HE do Agreste.

A supervisora do Hemoal Arapiraca, a assistente social Aurélia Fernandes, informou que a situação do estoque do hemocentro que abastece hospitais nas regiões Agreste, Sertão e Baixo São Francisco de Alagoas, é crítica.

“Precisamos atrair mais doadores. E esta reunião é importante para aproximar as instituições e firmar parcerias para campanhas e ações de conscientização. Vamos trabalhar a sensibilização porque mandamos bolsas de sangue para os pacientes e precisamos de reposição”, explicou Aurélia.

O encontro contou ainda com as presenças da coordenadora de Serviço Social do Hemoal Arapiraca, Larissa Oliveira, da coordenadora do Serviço Social do HE do Agreste, Thaysa Maria, e o diretor-médico do HE do Agreste, Vanderly Rezende.“Recebemos bolsas de sangue provenientes do Hemoal Arapiraca e vamos colaborar com este trabalho de conscientização. Já que doar é um ato de amor e amor deve ser devolvido com amor”, salientou Vanderly Rezende.

A campanha de conscientização para captação e reposição do estoque do baixo de sangue do Hemoal Arapiraca acontece em todos os setores da maior unidade hospitalar do interior de Alagoas.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02

“Estamos sempre orientando tanto acompanhantes de pacientes, familiares, quanto os servidores, mas, como o estoque do Hemoal Arapiraca está num estágio ainda mais crítico, vamos intensificar as ações e fazer realmente uma campanha no hospital para mostrar como é importante realizar a doação de sangue. Recebemos bolsas de sangue do hemocentro e isso nos ajuda a manter a excelência no atendimento de traumas. Salvamos várias vidas também por causa dessa cadeia de cooperação entre os serviços. Então vamos buscar esta conscientização para colaborar em aumentar o estoque”, ressaltou Bárbara Albuquerque, gerente-geral do HE do Agreste.

A doação de uma pessoa pode salvar até quatro vidas colaborando com pacientes que tenham sido submetidos a intervenções médicas, cirurgias de médio e grande porte, casos de necessidade de transplantes, transfusões e procedimentos oncológicos.

Requisitos de doação:

Idade entre 16 e 69 anos;
Pesar no mínimo 50 kg;
Portar um documento de identificação com foto;
No caso dos menores de 18 anos é imprescindível estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original deles;

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_03
Os doadores que irão repetir o procedimento devem respeitar um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres;