Fiscalização interdita pizzaria em Maceió após encontrar alimentos estragados
Uma pizzaria em Maceió, localizada no bairro do Jacintinho, foi interditada por fiscais da Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) durante uma ação ocorrida no sábado (13) e no domingo (14). No local foram encontrados alimentos estragados e armazenados de forma irregular. O estabelecimento foi interditado.
“[A pizzaria] se encontrava totalmente sem condições de funcionamento, um local muito insalubre, com ausência de Equipamentos de Proteção Individual para os funcionários, alimentos estragados e armazenados de forma inadequada. O dono terá 30 dias de prazo para adequar o estabelecimento às normas sanitárias atuais”, disse o coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos.
Os fiscais foram em supermercados, frigoríficos e laticínios dos bairros Jacintinho, Ponta Grossa e Benedito Bentes I. Foram apreendidos 450kg de produtos impróprios para o consumo humano, entre eles linguiça calabresa, queijo, presunto, carnes, salsicha, refrigerantes e entre outros. Os produtos se encontravam fora do prazo de validade.
Entre os meses de fevereiro e novembro deste ano, a Visa apreendeu 70 toneladas de alimentos impróprios para consumo humano. As equipes de fiscalização visitaram 7.500 estabelecimentos e 31 foram interditados, sendo seis farmácias, 19 panificações, três barracas de praia, dois bares e duas pizzarias.
Em setembro, a Prefeitura criou o selo “Pode Comprar Aqui”, que é destinado aos empreendimentos que cumprem com as normas de higiene e estão aptos a funcionar. Já foram concedidos 600 adesivos aos negócios que seguem o Código Sanitário.
A população pode fazer denúncias, caso observe estabelecimentos fora das adequações sanitárias, através do telefone 3312-5495 que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A Vigilância também conta com um novo canal direto de comunicação, as denúncias também podem ser enviadas pelo WhatsApp (82) 98705-0730.