/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Equatorial descobre furto de energia em fazenda que poderia fornecer luz para mais de 200 residências

Por redação com assessoria 18/11/2021 10h10
Equatorial descobre furto de energia em fazenda que poderia fornecer luz para mais de 200 residências - Foto: Assessoria

Uma ação integrada de combate a furto de energia localizou uma fazenda em Paripueira, onde o proprietário havia instalado, de forma clandestina, três transformadores, prejudicando o fornecimento a mais de 200 residências. O flagrante se deu nessa quarta-feira (17).

Segundo informações da Equatorial Alagoas, a rede de distribuição de média tensão que atende a propriedade foi alterada, e foram instalados três transformadores que garantiam o funcionamento das atividades da unidade sem pagar pelo uso da energia, configurando o crime de furto.

A energia desviada era utilizada pela fazenda para irrigar áreas de capim para pasto, cana-de-açúcar, além da criação de gado e de mais de 100 cavalos de raça, já que, no local, também funciona um haras.

“Para abastecer a toda essa estrutura, foram instalados clandestinamente um transformador para atender a sede da fazenda e a mais de 75 baias para os cavalos. Os outros dois transformadores implantados no local eram utilizados para suprir o fornecimento de duas bombas de irrigação. Essa energia não faturada poderia atender ao consumo de cerca de 240 residências por mês”, explicou o superintendente operacional da Equatorial Alagoas, Sérgio Valinho.

Após o flagrante, a fazenda teve o fornecimento de energia interrompido. Os transformadores instalados sem autorização da Equatorial foram retirados e entregues na Delegacia de Polícia de Paripueira, onde foram realizados os procedimentos penais cabíveis.