Idosa perde quase R$ 6 mil após criminoso se passar pela filha dela para dar golpe do PIX
Uma idosa de 69 anos foi vítima de um golpe que vem se popularizando, segundo especialistas em segurança digital, o "golpe do PIX". A mulher perdeu um total de R$ 5.977,00. O golpista entrou em contato com a vítima por meio do WhatsApp e se passou pela filha dela.
O bandido pediu a transferência, confirmou as informações pessoais e bancárias, e depois, o dinheiro foi transferido da conta. De acordo com o registro policial, a idosa só percebeu o golpe após a operação ser realizada, quando ligou para filha para confirmar a transação.
Segundo a polícia, não foi possível identificar a origem da conta bancária, por se tratar de uma agência on-line. O boletim de ocorrência foi registrado na manhã desta segunda-feira (11) na Delegacia de Pronto Atendimento ao Cidadão, na região central de Campo Grande, MS.
Alerta - O especialista em segurança computacional e professor da UFMS, Carlos Alberto afirma que o processo de segurança digital se dá em três etapas. “A primeira é sempre usar o aplicativo do próprio banco. Segundo: se comunicar apenas
com o banco, pelo próprio aplicativo da empresa. E por último, habilitar funções de confirmação. Sendo elas, alertas e avisos de todas as movimentações feitas”. Alberto destaca que os bandidos usam táticas de golpes já aplicados e alerta: “sempre duvidar!”.
Para finalizar, o especialista afirma que é primordial evitar a comunicação de questões financeiras por meio do WhatsApp. “Mesmo com os bancos oferecendo conversas pelo aplicativo, usar outras formas de comunicação mais confiáveis ou ver a autenticidade da conversa”.