Cruzeiro de Arapiraca estreia em competições profissionais com título e vaga na elite do futebol alagoano
O futebol arapiraquense viveu grandes emoções na temporada 2021. Enquanto o ASA conquistou o tricampeonato da Copa Alagoas, o Cruzeiro, estreante no futebol profissional, foi campeão da segunda divisão do estadual e subiu para a série A do alagoano.
O estrelado do Agreste vinha de dois anos disputando apenas competições de base para então conseguir poder finalmente estrear em competições profissionais e isso ocorreu, em 2021 o clube disputou a segunda divisão do Campeonato Alagoano.
O clube realizou uma campanha primorosa na primeira fase, foram seis jogos com 5 vitórias e um empate, uma campanha invicta na primeira etapa do estadual. O clube arapiraquense venceu o Dimensão Saúde, em Arapiraca por 3 a 0, o Dínamo também no Agreste por 3 a 1 e finalizou os jogos em casa com uma goleada por 4 a 1 sob o FF Sports.
Jogando fora dos seus domínios o clube venceu o Agrimaq Pilarense por 2 a 1 no Pilar e o Miguelense por 3 a 0, em Maceió. O único empate da primeira fase ocorreu em União dos Palmares, na estreia, quando a equipe ficou em um 0 a 0.
Primeira derrota na competição ocorreu na seminal
Na fase decisiva da competição, o Cruzeiro por pouco não foi surpreendido. Após vencer o Agrimaq novamente jogando no Pilar por 1 a 0, a equipe de Arapiraca viu o time pilarense devolver o mesmo placar, em Arapiraca e devido a melhor campanha na primeira fase, não perdeu a vaga na grande final da competição e a chance de lutar pelo acesso para a primeira divisão.
Final emocionante e vaga na elite
O nome dos dois jogos da final da segunda divisão do campeonato alagoano foi o lateral-esquerdo Max da equipe estrelada. Nas duas partidas o atleta marcou gols de falta contra o Zumbi e colocou o time arapiraquense na primeira divisão do estadual.
No jogo de ida, o Cruzeiro venceu por 1 a 0, em Arapiraca. Já na volta, em União dos Palmares o time de Arapiraca também venceu o Zumbi por 1 a 0 e conquistou o acesso para a elite estadual. O time terá em 2022 vagas na Copa Alagoas e no campeonato alagoano.
Base mantida e promessa de boas campanhas
Para a temporada 2022 , a diretoria do Cruzeiro manteve alguns jogadores que participaram da campanha do acesso a elite. Os principais nomes foram o lateral Max, autor dos gols nas duas partidas da final e os atacantes Etinho e André Rodrigues, que marcaram gols nos jogos decisivos da segunda divisão.
O clube ainda acertou a permanência de toda a comissão técnica da equipe, encabeçada pelo experiente técnico Elenilson Santos. O time terá pela frente a Copa Alagoas e no campeonato alagoano, o discurso é lutar para permanecer na elite da principal competição do estado, mas os torcedores sabem que o estrelado do Agreste tem atletas capazes de colocarem o clube em um patamar mais alto.
Ascom/Cruzeiro-AL