/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Zelensky é aplaudido no Parlamento Europeu: 'Provem que estão conosco'

Por Redação, com Metrópoles 01/03/2022 10h10 - Atualizado em 01/03/2022 10h10
Zelensky é aplaudido - Foto: Reprodução/Youtube

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu, nesta terça-feira (1º/3), para que os países da União Europeia “provem” que estão ao lado do povo ucraniano e que não abandone o país que tem sido palco de um conflito com a Rússia.

Durante discurso no Parlamento europeu, Zelensky disse que o bloco será mais forte com a Ucrânia. Na segunda-feira (28/2), o chefe ucraniano assinou um pedido oficial para que a Ucrânia seja incorporado ao bloco europeu.

A fala do político vem em um dia em que as forças russas chegam com mais força à Kiev, um míssil atingiu um prédio governamental em Kharkiv e o ataque a uma base matou 70 militares ucranianos.

“Estamos lutando pela nova sobrevivência e essa é a maior motivação de todas. E queremos ser membros igualitários da Europa. Nós acreditamos que, hoje, nós estamos mostrando quem somos. A União Europeia será mais forte conosco, isso é certo. Sem vocês, a Ucrânia será muito mais solitária”, discursou, em um telão, direto do Palácio do Governo, em Kiev, para Bruxelas.

Segundo ele, a Ucrânia “provou” que é da Europa. “Então, provem que estão conosco. Provem que vocês não nos abandonarão. Provem que vocês são de fato europeus e, então, a vida vai vencer a morte e a luz vai vencer a escuridã””, afirmou o presidente ucraniano. No fim do discurso, ele foi aplaudido de pé pelos membros presentes no Parlamento Europeu, em Bruxelas.