/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Chuva derruba parte do teto do terminal de passageiros do Aeroporto de Congonhas

Por redação com G1 04/03/2022 20h08
Terminal de passageiros do aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, nesta sexta-feira (4) - Foto: Reprodução/TV Globo

A chuva forte que atingiu a cidade de São Paulo na tarde desta sexta-feira (4) provocou a queda de parte do teto do terminal de passageiros do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo.

Vídeo mostra que parte do revestimento do teto cedeu após um grande vazamento de água afetar quiosques, cadeiras de espera, corredores, entre outras estruturas do terminal.

Diversas ruas no entorno do aeroporto, no Campo Belo, ficaram alagadas. Houve registro de granizo no local.

Em nota, a Infraero, responsável pela administração do aeroporto, informou que ocorreu "o extravasamento do limite de escoamento das calhas do teto do Aeroporto de Congonhas, causando pontos de vazamento no terminal. As equipes de manutenção e limpeza foram acionadas, imediatamente, para atuarem na situação".

O terminal de passageiros não foi interditado e não houve registro de feridos. As operações de embarque e desembarque ocorrem normalmente. Até as 15h30, haviam sido registrados três chegadas e uma partida atrasadas, além de dois voos que alternaram para o Aeroporto de Viracopos.

Esta é a segunda vez, em uma semana, que a chuva provoca estragos em aeroportos da Grande São Paulo. Na terça, uma cachoeira se formou em Guarulhos, no Aeroporto Internacional de São Paulo, por conta de um vazamento no teto (leia mais abaixo).

Cachoeira em Guarulhos na terça


A chuva que caiu sobre a Grande São Paulo na tarde e na noite da terça-feira (1º) provocou estragos no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Vídeos feitos por passageiros, que circulam nas redes sociais, mostram um grande vazamento de água da chuva dentro do Terminal 3 do aeroporto.

A água que invade o teto do terminal se acumula em frente à fila para check-in da companhia aérea Turkish Airlines. Em volta, passageiros circulam normalmente pela área.

O g1 questionou a GRU Airport, concessionária que administra o terminal, sobre as imagens que mostram o vazamento de água. Em nota, a empresa disse apenas que "devido às fortes chuvas acompanhadas de rajadas de ventos, 14 voos foram alternados para outros aeroportos, mas já retornaram para Guarulhos".

A concessionária não comentou nem confirmou as imagens obtidas pela reportagem e respondeu apenas que "está apurando os impactos ocorridos no local" e que "as operações de pousos e decolagens já foram normalizadas" nesta quarta (2).

Além da "cachoeira" que se formou no terminal, o temporal também teve impactos nas áreas próximas à pista. Imagens que circulam nas redes sociais mostram que a ventania teria derrubado algumas das escadas que dão acesso a aeronaves, por exemplo.