/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

OMS monitora nova variante da covid-19 que combina Ômicron e Delta

Por Sidinéia Tavares/Redação 10/03/2022 11h11
Coronavirus - Foto: Reprodução

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está monitorando uma nova variante do coronavírus. Conforme comunicado do órgão, emitido na última quarta-feira, 09, a variante, chamada de Deltacron, combina características genéticas duas outras versões do vírus: a Ômicron e a Delta.

A primeira evidência mais sólida de um vírus recombinante Delta e Ômicron foi compartilhada pelo Instituto Pasteur, da França. Eles fizeram o sequenciamento genético completo do vírus para o GISAID, um banco de dados internacional que centraliza as sequências genéticas de todas as variantes do coronavírus.

A diretora técnica da Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove, disse que a entidade está ciente dessa nova variante, já identificada em três países europeus. A nova variante pode ter surgido em países da Europa que já estava com alta circulação da Delta e apresentou o surgimento da Ômicron.

A epidemiologista ponderou que, até o momento, não foi identificada nenhuma severidade maior da infecção pela nova variante, mas que pesquisas e estudos ainda estão em andamento.