A previsão de Garry Kasparov: o Bitcoin vai substituir o dólar em breve
Considerado por muitos o melhor enxadrista de todos os tempos e umas das pessoas mais inteligentes do mundo, Garry Kasparov é um grande fã de criptomoedas. Segundo ele, o Bitcoin vai se tornar a moeda dominante no planeta, substituindo o dólar, muito em breve.
Jogador número 1 do mundo por mais de 20 anos, Kasparov mantém sua mente brilhante ocupada em vários projetos após ter deixado de jogar xadrez profissionalmente em 2005. A criptomoeda é um deles, e o mestre do tabuleiro contou porque acredita que o Bitcoin vai se tornar a moeda mais importante do mundo numa entrevista para o site CoinDesk.
A opinião de Kasparov
Garry Kasparov é um mordaz crítico de gastos públicos desenfreados, visão que resulta da experiência de ter crescido na União Soviética. Na entrevista, ele chama a atenção de governos contemporâneos que imprimem moeda indefinidamente, o que para ele é uma forma de pegar dinheiro emprestado dos cidadãos de gerações atuais e futuras.
As criptomoedas, no entanto, devolvem o poder às mãos dos cidadãos, diz Kasparov. Com elas, estamos protegidos de desvalorização de dinheiro e impressão por parte dos governos. A explicação é simples: o Bitcoin é um recurso finito. Existem apenas 21 milhões de moedas, e as autoridades não podem produzir mais num passe de mágica.
Num mundo cada vez mais digitalizado, as moedas virtuais estão inerentemente ligadas ao progresso tecnológico e permitem maior autonomia financeira às pessoas. Kasparov acredita que isso é essencial para o futuro.
O sucesso das criptomoedas
As afirmações de Kasparov possuem uma base concreta: o sucesso meteórico do Bitcoin e de outras criptomoedas. Para se ter uma ideia, o valor do Bitcoin aumentou em 80% apenas durante a pandemia, chegando a um pico de 60 mil dólares (315 mil reais) em outubro passado. Embora esse valor tenha caído desde então, a tendência claramente é de subida. Quem pagou 500 dólares (2600 reais) por 100 BTC há uma década pode se gabar de possuir uma pequena fortuna, equivalente a muitos prêmios de loteria ao redor do mundo.
Os preços das criptomoedas, no entanto, são apenas parte do cenário. O bitcoin, assim como várias outras altcoin, é aceito como forma de pagamento online em vários estabelecimentos. Bitcoins podem ser trocados por dinheiro em caixas eletrônicos especiais, e alguns países estão considerando adota-los como moeda oficial. El Salvador foi o primeiro a faze-lo no ano passado.
O boom das criptomoedas favoreceu o surgimento de várias indústrias relacionadas. Um exemplo é o NFT, ou token não-fungível (tradução livre para non-fungible token) que funciona por meio de contratos baseados na mesma tecnologia blockchain por trás da criptomoeda Ethereum (ETH). Essa indústria também tem seu mérito para Kasparov: no ano passado ele lançou uma coleção de 32 tokens mostrando os momentos mais importantes de sua vida, incluindo sua célebre partida contra o supercomputador 'Deep Blue' e seus discursos políticos.
Resumindo, ele acredita que o futuro das moedas tradicionais não será próspero, devido a um sistema financeiro inflexível. As moedas digitais, por outro lado, tem tudo para continuar prosperando.
A ferramenta perfeita?
O campeão de xadrez é um combatente aberto de políticos autocráticos ao redor do mundo, e inclusive trabalha com a Fundação para os Direitos Humanos. Ele acredita firmemente que a criptomoeda é uma arma vital contra o totalitarismo no futuro.
Kasparov entrou em contato com as criptomoedas graças à fundação. Seus membros conseguiram financiamento através de criptomoedas, quando seria impossível consegui-lo usando canais tradicionais. Quanto mais ele aprendeu sobre as moedas e seus sistemas de blockchain, mais fascinado ele ficou, e chegou à conclusão que elas poderiam ‘contribuir para o futuro da humanidade’.
Nem tudo são flores, no entanto. Kasparov alerta que se forem usadas com más intenções, criptomoedas podem trazer perigo, e que a chave está no equilíbrio. Usa-las como ferramenta e limitar seu poder é essencial para garantir o seu sucesso, e é responsabilidade de pessoas como ele que isso aconteça.
A proxima década
Mas o Bitcoin vai mesmo tomar o trono do dólar num futuro recente, ou esse processo será mais lento?
Para Kasparov, 2032 será o ano. Ele diz que não ficaria surpreso se nessa data o Bitcoin, ou um conjunto de criptomoedas, forem o padrão global. Se os poderes de prever o futuro do Grande Mestre funcionarem além do campo do xadrez, apostar contra ele seria quase uma loucura.