/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Formigas conseguem ajudar no diagnóstico de câncer, aponta estudo

Por Sidinéia Tavares/Redação com O Globo 16/03/2022 09h09 - Atualizado em 16/03/2022 10h10
Formigas - Foto: Divulgação

Já diziam os mais idosos que formiga faz bem para a vista, consegue identificar quem está com diabetes. Ainda não há informação concreta sobre esses ditos populares, mas uma pesquisa realizada recentemente apontou que realmente, o inseto pode ajudar no diagnóstico do câncer.

Pelo fato do câncer ser uma das principais causas de morte no mundo, o diagnóstico precoce da doença pode ajudar muito na cura. E, uma pesquisa da Universidade de Sorbonne, na França, apontou que olfato sensitivo das formigas poderia ser uma ferramenta para diferenciar células cancerígenas de amostras saudáveis.

Os resultados, publicados na revista científica iScience, são animadores e mostram que o uso dos insetos para o diagnóstico é possível com apenas trinta minutos de treinamento. A descoberta abre portas para o desenvolvimentos de técnicas menos invasivas e menos custosas para a identificação da doença.

Os pesquisadores partiram de estudos que já demonstravam essa capacidade em cachorros. Um deles, realizado nos Estados Unidos, descobriu que cães conseguem “farejar” o câncer em amostras de sangue e saliva com 95% de precisão. Porém, os cães precisam de muito tempo de treinamento, de meses a um ano, e os protocolos de ensinamento são mais intensos.

Já no caso das formigas, o treinamento é mais rápido. A pesquisa com as formigas foi considerada um sucesso.

Essa capacidade de identificação acontece devido aos compostos orgânicos voláteis, unidades de carbono presentes nas células cancerígenas que funcionam como biomarcadores para animais com o olfato sensitivo, como cachorros e formigas.