/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Vazamento de esgoto está causando doenças e fechamento de comércios em Arapiraca

Por Sidinéia Tavares/Redação 26/04/2022 08h08 - Atualizado em 26/04/2022 11h11
Vazamento de esgoto no Condomínio Santa Lúcia, em Arapiraca - Foto: Cortesia ao Já É Notícia

Moradores do Conjunto Residencial Santa Lúcia, bairro Planalto, em Arapiraca, estão sofrendo há meses com um grave vazamento do sistema de esgoto. O vazamento além de espantar moradores está causando doenças e fechamento de pontos comerciais na comunidade.

Em denúncias enviadas ao Portal Já É Notícia, moradores do residencial afirmam que o ambiente insalubre causou uma infecção em uma das moradoras do local. "Os exames que ela fez constaram que foi devido ao vazamento do esgoto. É um mau cheiro que está deixando todo mundo doente", reclamou um morador.

Além disso, há pessoas buscando morar em outros endereços e até fechando comercio. "A vizinha aqui tinha um barzinho que fechou porque os clientes não aguentavam sentar para tomar uma cerveja e ficar no fedor. Fiz minha casa aqui e estou pensando em vender, devido a esse terrível mau cheiro", completou um dos denunciantes.

Ainda conforme as denúncias, a manutenção do sistema de esgoto do conjunto é de responsabilidade de Casal e mensalmente a comunidade paga, em suas contas de água, a taxa de esgoto do local.

"A gente procura a Casal e dizem que são os vândalos responsáveis pelo vazamento, mas não realizam nenhum conserto da rede de esgoto. Enquanto isso, a gente fica sofrendo", desabafou outro morador.

Em nota, a Casal afirmou que o local é alvo de vândalos e que também mandou uma equipe ao local na última segunda-feira, 25, para efetuar manobras operacionais para sanar o vazamento e o mau odor relatados pelos moradores.

Veja a nota da Casal:

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informa que a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do condomínio Santa Lúcia, no bairro Planalto, em Arapiraca, já foi por diversas vezes alvo de vândalos. Os danos causados afetaram o funcionamento correto da unidade. As situações foram devidamente comunicadas à Polícia Civil por meio de Boletins de Ocorrência. Na manhã desta segunda-feira (25), uma equipe técnica da Casal esteve na estação, instalou alguns registros e efetuou manobras operacionais, as quais devem sanar o vazamento e o mau odor relatado pelos moradores, os quais são consequências da ação de vandalismo, nas próximas 48 horas. Qualquer denúncia de vandalismo, invasão ou depredação da ETE, os próprios moradores podem acionar a Polícia pelo número 181, bem como chamar a Casal pelo Call Center 0800 082 0195.