/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Após adiamento da partida contra o CSA pela Seletiva da CdB, Cruzeiro viaja para Maceió e confia que data inicial será mantida

Por Gustavo Cândido 30/04/2022 16h04 - Atualizado em 30/04/2022 17h05
Cruzeiro e CSA disputam Seletiva da Copa do Brasil - Foto: Assessoria

O Já é Notícia entrou em contato com o diretor de futebol do Cruzeiro de Arapiraca, Wellington Soares, neste sábado (30), e conversou sobre o mandado de segurança impetrado pela equipe e outros pontos relacionados à polêmica envolvendo a partida contra o CSA, marcada inicialmente para este domingo (1).

O adiamento da partida válida pela Seletiva da Copa do Brasil 2023 foi anunciado pela Federação Alagoana de Futebol (FAF) nesta sexta (29), com uma nova data, a segunda-feira (2). No entanto, a decisão motivada pelo argumento da equipe da capital de que não poderia contar com o número de jogadores necessários para o confronto não foi bem aceita pelo Cruzeiro. 

O time de Arapiraca irá se concentrar em Maceió nesta noite, visando a realização da partida na data inicial e contando com o êxito na impetração do mandado de segurança, enviado ao Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol de Alagoas (TJD-AL) com provas referentes ao caso. "O CSA só olhou o lado dele. Impetramos mandado de segurança hoje", disse Wellington. 

Wellington afirma que o CSA jogou contra o Bahia, pela Série B, no último dia 22, em Maceió, e enfrentou o Cruzeiro na primeira partida da seletiva, em Arapiraca, no dia seguinte, onde venceu por 2 a 1. Quase a mesma situação que iria ocorrer nessa semana, quando o azulão joga contra o Sport Recife em casa e pegaria o Cruzeiro na capital do Agreste amanhã. 

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02

Outro ponto levantado pelo diretor de futebol é a escolha das datas dos jogos, que de acordo com ele, foram escolhidas pelo CSA levando em conta a intensa rotina de jogos de uma equipe que disputa uma competição como a Série B e outros torneios ao mesmo tempo. 

O Cruzeiro concordou com a escolha das datas e agora a mudança no dia do segundo jogo teria sido comunicada de qualquer jeito. "A comunicação foi ontem (29) às 19h, sem tempo hábil para se organizar para outra data", ressaltou. "Todo mundo sabe que a FAF só funciona até 17h", completa.

A situação é arriscada para o CSA e pode repetir o caso envolvendo o duelo entre CRB x Coruripe pela estreia do Campeonato Alagoano de 2021. Na ocasião, o Coruripe alegou que não tinha a quantidade suficiente de jogadores para entrar em campo e o galo venceu por W.O.

Apesar das circunstâncias diferentes, já que naquele momento o clube do litoral sul havia perdido nove jogadores e o treinador, fica a preocupação do torcedor azulino.

Veja a nota do Cruzeiro sobre a situação:

NOTA

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_03
O Presidente Executivo do Esporte Clube Cruzeiro Arapiraca, lamenta e não concorda com o adiamento da partida contra a equipe do CSA que estava marcada pra este Domingo dia 01/05, jogo válido pela seletiva da Copa do Brasil de 2023. Essa decisão da FAF é uma agressão ao futebol do interior do estado, essa mudança repentina de data de jogo favorece apenas à equipe da capital.
O adiamento da partida tem trazido indignação e também preocupação com o desequilíbrio de decisões. Temos jogadores finalizando seu contrato com o clube e podem acabar não atuando nessa nova data.
A solicitação feita pelo CSA de pedido adiamento da partida infringe o Art.18 do Regulamento da Competição, contudo o Departamento Jurídico do Cruzeiro de Arapiraca entrará com pedido de anulação do adiamento no TJD-AL.

Art. 18 – Quaisquer modificações na tabela somente poderão ocorrer se publicadas pelo Departamento de Competições da FAF em um prazo mínimo de 05 (cinco) dias, antes da
data programada para a realização da partida e antes da nova data solicitada, devendo este prazo ser respeitado pelos Clubes que desejarem solicitar alguma modificação.

Motivo:
Ajuste excepcional na tabela, cuja data fora ajustada previamente, em virtude de indicação de quadro de desgaste físico e lesões no elenco integrante da relação de inscritos do CSA na competição, impossibilitando o número mínimo de atletas a ser relacionado na data original.