/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Confira quais são os testes e exames para o diagnóstico de dengue

Por Metropoles 03/05/2022 13h01
Zika vírus - Foto: Reprodução

Considerada endêmica no Brasil, a dengue tem sido responsável por levar cada vez mais pessoas ao hospital. Nos últimos meses, o país enfrenta um surto da doença e vem batendo recorde de novos casos. De janeiro a abril deste ano, já foram registrados 542 mil casos. Em todo o ano passado, foram 544 mil notificações.

A dengue é uma doença causada pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado, que aparece com mais frequência no verão e em regiões mais úmidas.

Para confirmar a diagnóstico, além da avaliação dos sintomas apresentados pelo paciente, são realizados exames laboratoriais, como o hemograma, o isolamento do vírus e testes bioquímicos. A partir da realização dos exames, o médico pode verificar qual o tipo de vírus e, assim, indicar o tratamento mais adequado.

Caso surja febre acompanhada de dois ou mais sintomas, é recomendado ir ao pronto-socorro para que o diagnóstico seja feito.

Exame físico
O exame físico consiste na avaliação pelo médico dos sintomas descritos pelo paciente. São indicativos da dengue clássica:
Dor de cabeça intensa;
Dor no fundo dos olhos;
Dificuldade para movimentar as articulações;
Dor muscular em todo o corpo;
Tonturas, náuseas e vômitos;
Pintinhas vermelhas pelo corpo com ou sem coceira.
Já no caso da dengue hemorrágica, os sintomas incluem manchas vermelhas na pele, hematomas e sangramentos frequentes no nariz ou gengivas.
Os sinais surgem normalmente 4 a 7 dias após a picada do mosquito infectado pelo vírus e têm início com febre acima de 38ºC, que depois de algumas horas é acompanhada pelos outros sintomas.