/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Chiclete para parar de fumar: O que é e como agem no corpo

10/05/2022 09h09 - Atualizado em 20/05/2022 07h07
Cigarro e Chiclete - Foto: Cigarro e Chiclete

O chiclete para parar de fumar, também conhecido como chiclete de nicotina, é um método usado pelos fumantes que querem deixar o vício. Assim como os cigarros eletrônicos das loja de vape se tornam alternativa para este hábito.

De forma gradual, o uso do chiclete aumenta a taxa de abstinência a partir de 24 horas de uso. Sendo de 2 a 4 vezes maior em comparação a quem não o utiliza.

Este processo, que faz parte da Terapia de Reposição de Nicotina (TRN), reduz os níveis de nicotina no organismo. E assim contribui para o usuário parar de fumar.

Mas como o chiclete para parar de fumar age no corpo? E para quem ele é indicado?

Para saber esta e outras questões, continue lendo este texto.

Qual a importância de parar de fumar?


Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que três milhões de pessoas morrem por ano em decorrência do cigarro.

Este é um cenário que mostra a realidade que a guerra contra o fumo enfrenta. Por isso, se torna necessário o uso de medidas mais efetivas.

O dia 29 de agosto se refere ao Dia Nacional de Combate ao Fumo e teve sua instituição pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) em parceria com o governo brasileiro.

Motivos não faltam para a importância de parar de fumar. Entre as principais consequências que o hábito de fumar causam estão:

- redução do fluxo de sangue nos tecidos;
- aumento na acidez do estômago;
- redução do colesterol bom;
- inflamação nos olhos, garganta e vias aéreas.
- aumento na pressão arterial e frequência cardíaca;
- maior risco de morte por infarto em homens com menos de 55 anos;
- maior infarto em mulheres que tomam anticoncepcionais;
- impotência sexual;
- doenças cerebrovasculares;
- câncer;
- doenças respiratórias;
- aumento de rugas prematuras;
- interfere na cicatrização de feridas cirúrgicas.

Principais métodos para parar de fumar


Abandonar o cigarro não é simples. Contudo, cada vez mais pessoas se dispõem a largar o hábito em busca de uma vida saudável.

E para isso, utiliza-se diversos métodos. Incluindo desde a parada repentina total ou com produtos à base de nicotina, como as pastilhas e os chicletes.

A seguir, acompanhe quais são os principais métodos disponíveis para parar de fumar.

Pastilhas de nicotina


As pastilhas de nicotina liberam gradualmente a substância no organismo. Assim, o nível de abstinência do usuário vai aumentando aos poucos.

Para usá-la, basta inseri-las embaixo da língua. Se o usuário costuma fumar o primeiro cigarro logo ao acordar, essa dose deve ser maior.

Esse método não exige a mastigação, e sua indicação costuma ser eficiente para quem tem problemas com má dentição ou articulação na mandíbula. A pastilha irá se mover pela boca até sua dissolução completa com a saliva.

Spray nasal de nicotina


Liberando uma solução líquida, o spray nasal leva a nicotina para mucosa nasal e sua absorção dura cerca de 10 minutos.

O uso deste método costuma não ser longo, com recomendação máxima no prazo de três meses. Sua aplicação é de uma a duas doses por hora, sem exceder 40 doses diárias.

Adesivos de nicotina


Para aumentar as taxas de abstinência ao tabaco, os adesivos de nicotina transdérmica são a melhor alternativa.

O uso é diário e a troca ocorre a cada 24 horas. A vantagem dos adesivos é que eles não interferem nas atividades do dia a dia do indivíduo.

O processo é feito de 45 a 90 dias, sendo que a dosagem depende de quantos cigarros a pessoa fumava diariamente.

Parada abrupta


Algumas pessoas resolvem parar de fumar de forma abrupta. Sem fazer nenhuma terapia ou uso de medicamentos para isso.

Contudo, essa alternativa necessita de um acompanhamento psicológico para que seja contínua.

Porque a abstenção do tabagismo pode gerar reincidência ao vício, incluindo sintomas como ansiedade e ganho de peso.

Parada gradual


Por outro lado, a parada gradual ocorre de maneira mais longa. Neste método, há a diminuição do número de cigarros fumados por dia.

Essa forma de parar de fumar tem menor abstinência, mas também necessita de um acompanhamento psicológico. Depois de um tempo, o hábito é cessado completamente.

Chicletes de nicotina


Os chicletes feitos com nicotina são indicados para quando o paciente apresenta muita vontade de fumar ou sintomas de abstinência.

Em sua mastigação, a goma libera a nicotina de maneira gradual. No intervalo de 20 minutos, a mucosa oral absorve completamente a substância..

Mas vale lembrar que não se deve mastigar os chicletes para parar de fumar como se faz com as gomas tradicionais. Isso porque o correto é mastigar algumas vezes até que o sabor da nicotina fique aparente.

Posteriormente, o usuário deve depositar o chiclete entre a gengiva e a bochecha até que o gosto desapareça. O tempo de uso é de 30 minutos.

Chiclete para parar de fumar funciona?


Muitas pessoas ficam com dúvidas se o chiclete para parar de fumar realmente funciona. E segundo estudos científicos, há comprovação de sua eficácia.

Isso porque o chiclete tem nicotina dentro de sua cápsula, e a libera durante a mastigação. Como a liberação ocorre de forma gradativa, há mais eficácia para o usuário sentir menos necessidade de fumar.

Para quem o chiclete de nicotina é indicado?


De acordo com a Terapia de Reposição de Nicotina, o chiclete de nicotina tem sua indicação prioritária para pacientes que têm alta dependência do cigarro.

Ou seja, quando o indivíduo tem um histórico de síndrome de abstinência quando não usa o tabaco. Mas cada caso deve ter uma análise individual a cargo de um profissional médico e psicólogo.

Como usar o chiclete para parar de fumar?


O chiclete para parar de fumar não deve ser usado como um chiclete comum. Neste caso, a mastigação deve ser com força, para a liberação inicial da nicotina.

A partir do momento que começar a sentir o gosto da nicotina, o usuário deve colocar o chiclete entre a gengiva e a lateral da bochecha. Ficando na região até que o sabor desapareça, por volta de 30 minutos. Após isso, o produto pode ser descartado.

Mas por que colocar na lateral da boca é importante? Neste caso, a nicotina é melhor absorvida ali do que no resto do sistema digestório.

E caso seja absorvida no estômago ou intestino, a nicotina será metabolizada pelo fígado. Assim, não chegará ao sistema nervoso central, o que atrapalha o processo.

Estudo aponta que cigarro eletrônico é mais eficiente que chiclete para parar de fumar


Segundo especialistas de saúde ao redor do mundo, o cigarro eletrônico é mais eficiente do que o chiclete para parar de fumar.

Apesar de não haver consenso entre os profissionais, um estudo feito pela Universidade College London, na Grã-Bretanha, apontou este resultado.Um grupo de 6 mil fumantes voluntários foi acompanhado pelos especialistas.

O levantamento mostrou que a chance de parar de fumar foi 60% maior entre os participantes que usaram cigarro eletrônico comparados aos que usaram chicletes.

Conclusão


O chiclete para parar de fumar aparece como uma alternativa simples e eficaz para quem deseja abandonar o hábito.

E diante de tantas opções disponíveis, vale a pena analisar se esta solução é eficaz para você. Assim, com este artigo, esperamos ter ajudado na escolha da melhor opção para largar o cigarro e ter mais qualidade de vida.