/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Como a linha laranja do metrô vai melhorar a mobilidade em São Paulo

17/05/2022 09h09 - Atualizado em 20/05/2022 07h07
Metrô SP - Foto: Metrô SP

A construção da linha laranja do metrô é uma solução para a vida dos moradores de algumas regiões de São Paulo, que ainda sofrem para se locomover pela cidade.

Apesar das muitas dificuldades na entrega dessa construção, que teve a sua data adiada por diversas vezes, finalmente, em 2025 ela será inaugurada.

Os problemas de transporte público são um desafio nas principais capitais brasileiras. As dificuldades são: infraestrutura das estradas e rodovias, perigo de assaltos e ônibus sem manutenção.

Enfim, quem precisa atravessar de um lado para outro da cidade sabe muito bem como tudo isso funciona.

Mas a ideia é entender como a linha laranja do metrô poderá melhorar a qualidade de vida dos moradores da Freguesia do Ó.

Quantas estações terá a linha laranja do Metrô?

Fonte: Metrô - CPTM

Muitas pessoas querem saber onde passará a linha laranja, ou seja, qual será o trajeto que ela abrangerá.

Vamos conhecer então quais são os lugares que esse meio de transporte percorrerá. Confira a seguir:

No distrito da Freguesia do Ó


A linha laranja do metrô ganhará cinco estações, são elas:
Estação Brasilândia e Vila Cardoso, que terão integração no terminal de ônibus urbano;
Em seguida, a estação Itaberaba;
A próxima estação é a João Paulo I, que também terá integração de ônibus urbano;

Por último, ainda dentro desse distrito, ficará a estação Freguesia do Ó.

Como isso funcionará no distrito da Barra Funda?


O nome da estação é Santa Marina e contará com uma integração ao Corredor Inajar, sentido Rio Branco até o Centro.

Distrito da Lapa


O nome da estação será Água Branca e terá integração com a linha 7 - Rubi e com linha 8 - Diamante da CPTM.

Distrito de Perdizes


As novas estações serão:
SESC - Pompeia
Perdizes
PUC - Cardoso de Almeida
Observe que essa última estação começa a beneficiar o trajeto dos universitários. E logo em seguida, os estudantes ganham mais duas estações, confira:

Distrito Consolação


FAAP - Pacaembu
Higienópolis - Mackenzie, está com integrações na Linha 4 Amarela do metrô a (Viaquatro) e com o Corredor Campo Limpo com destino a Rebouças - Centro

Distrito Bela Vista


Este distrito contará com as seguintes estações:
14 Bis com integração ao Corredor Santo Amaro com destino a Nove de Julho e Centro;
Estação Bela Vista.
Finalmente, os usuários da linha laranja do metrô chegarão na estação São Joaquim que terá integração com a Linha 1 - Azul do metrô.

Em que a linha laranja do metrô contribuirá com a qualidade de vida de seus usuários?

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02

Fonte: Seminário Zona Norte

É importante ressaltar que ter uma estação de metrô em um bairro pode beneficiar todos os moradores próximos daquela região, porque uma linha de trem possui um percurso aparentemente linear e, portanto, livre de trânsito.

Dessa maneira, a viagem se torna mais rápida e menos cansativa para quem precisa ir e voltar do trabalho, por exemplo.

Essa economia de tempo também reflete na economia daquela região, uma vez que há mais facilidade de movimento de pessoas e de mercadorias entre um bairro e outro.

Outro ponto a destacar, é no que diz respeito à necessidade de promover a segurança dos usuários de transporte público. Sabemos que há um monitoramento constante nas estações do metrô, o que favorece a resolução de algum incidente ou assalto nesse meio de transporte, algo inviável nas viagens de ônibus.

Você conhece a origem da ansiedade para a entrega da linha Laranja do metrô?


Para aqueles que não conhecem a história, a ansiedade dos moradores para ter uma linha de metrô disponível na cidade, não é relativamente nova ou desproporcional.

A história começa com a inauguração da primeira linha de metrô no estado de São Paulo em 1974. Denominada primeiramente como Linha Norte - Sul, hoje, linha 1 - Azul.

No ano seguinte, em 1975, surgiu um projeto para a construção de uma linha de metrô na Freguesia do Ó, um dos distritos mais antigos de São Paulo. Essa região começou a ser povoada em 1580.

Para se ter uma ideia da importância desse distrito, ele passou a ser “freguesia”, em 15 de setembro de 1796, decretado pela rainha de Portugal, Dona Maria I, quando a metrópole era conhecida como Vila de São Paulo.

Não há dúvidas, portanto, que com o passar dos anos, a população dessa região aumentou muito.

Considerando o tempo histórico desse distrito e a reivindicação por melhorias no transporte da cidade, é fácil compreendemos a ansiedade pela entrega das linhas de metrô.

Sabemos também que a facilidade de acesso ao transporte público valoriza os imóveis da região, por isso, muitas pessoas já estão procurando apartamentos em São Paulo tanto para morar como para investir.