/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Seleção brasileira irá beneficiar jogando na Liga das Nações?

29/07/2022 20h08 - Atualizado em 29/07/2022 20h08
Brasil x Alemanha - Foto: commons.wikimedia

Com jogos amistosos que acabam criando alguma polêmica, a realidade é que toda a preparação para a Copa do Mundo da seleção brasileira já está sendo criticada. Mesmo com vitórias sob a Coreia do Sul ou o Japão, a realidade é que muitos especialistas estão encarando esses amistosos como provas muito acessíveis para uma seleção brasileira que deveria estar sendo testada ao máximo, com a melhor competição possível.

Tal como se podem concluir pelos palpites de futebol – jogos de hoje, a seleção brasileira continua sendo uma clara favorita para todos os compromissos que terá reservados até ao início da Copa do Mundo do Catar 2022. Mas será essa uma boa decisão para todos os jogadores brasileiros que estão participando? As seleções europeias, que estão jogando jogos oficiais na Liga das Nações, não vão acabar por estar muito melhor preparadas para a grande competição no final de esse ano?

Seleção do Brasil poderá participar na Liga das Nações?


Em uma fase em que a seleção brasileira tem, sobretudo, jogadores que estão atuando na Europa, em termos logísticos, não deveria existir um grande problema para que a seleção brasileira pudesse estar jogando na Liga das Nações. Mesmo sendo uma competição recente, ela como está dividindo por várias divisões, acaba colocando sempre seleções de níveis semelhantes jogando entre todos. Tal resulta em que as seleções que estão participando estão sempre com um nível competitivo muito elevado.

Ora, claramente que essa competitividade e testes reais estão faltando para o Brasil. Com amistosos que acabam sendo vencidos com bastante facilidade, a realidade é que os próprios jogadores admitem que as seleções europeias têm melhor oportunidades para se testarem enquanto time. Tal leva a que essas seleções estejam melhor preparadas e com uma vantagem gigante perante seleções de outras partes do mundo. Alguém se esquece como a seleção brasileira teve uma enorme facilidade em conseguir se qualificar para essa Copa do Mundo 2022, sem que tivesse perdido um único jogo? Na Europa, esse tipo de domínio é muito mais complicado, devido à qualidade geral apresentada.

Até Mbappé admitiu que seleções europeias estão melhor preparadas


Em uma entrevista recente dada para a TNT Brasil, até o próprio Mbappé admitiu que, apesar do Brasil ter uma qualidade muito acima da média, ele acaba sendo muito prejudicado por não estar constantemente sendo testado a alto nível, como está rolando entre as seleções europeias. Tudo isso terá de ser muito calculado, até ao ponto da CBF se poder questionar: o que é necessário para a seleção participar na Liga das Nações?

Como é uma competição muito recente, não deverão existir muitos entraves para que seus regulamentos pudessem ser ligeiramente modificados. Tal levaria seleções como Brasil ou Argentina participando em conjunto. Naturalmente, não só essa competição iria beneficiar muito com a presença de essas seleções, como o fosso competitivo para as restantes seleções europeias de topo acabaria por diminuir bastante. Mas será que tal vai ser realmente possível já nos próximos anos?