Presidente do BC diz que não é verdade que os bancos perdem dinheiro com o Pix
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse hoje que "não é verdade que os bancos perdem dinheiro com o Pix". Nas últimas semanas, o presidente Jair Bolsonaro criticou os bancos dizendo que as instituições financeiras perdiam dinheiro com o Pix e, por isso, assinaram o manifesto pela democracia, por meio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). As afirmações da autoridade monetária foram feitas em um evento da Febraban.
De acordo com Campos Neto, o BC divulgará, em breve, um estudo sobre isso. "Nunca é sobre quem está perdendo e ganhando. O objetivo não é tirar dinheiro, o objetivo é que os bancos sejam um pedaço menor de uma torta muito maior", afirmou o presidente do Banco Central. Ele participa da Febraban Tech 2022.
Segundo ele, "todos estão ganhando". Campos Neto afirmou que o sistema financeiro está em uma fase de evolução tecnológica na qual "começamos a juntar os pedaços", ao citar iniciativas tecnológicas como o Pix, Open Finance, Open Banking e moeda digital.
"Estamos caminhando de forma rápida para economia tokenizada", afirmou. Segundo Campos Neto, há um processo de internacionalização do Pix, ao dizer que o mecanismo deve avançar na América Latina de forma rápida. Em relação ao Open Finance, disse que "já caminhamos muito e precisamos avançar mais".
Criptoativos
Campos Neto disse que o regulador não pode entrar com "mão pesada" na regulamentação dos criptoativos.
"Temos preocupação que tenha transparência nos produtos ofertados aos clientes", afirmou, ao reconhecer que trata-se de um tema que é debate duro em todo o mundo.
Amanhã, em Brasília, ele volta a debater criptoativos, segundo sua agenda pública.
Na palestra desta quinta, cujo tema foi "Os próximos passos e evolução da agenda do Banco Central", ele também falou sobre outras iniciativas do BC, como o Real Digital. Ele afirmou que gostaria de ter a moeda digital funcionando já em 2024.