A importância do tráfego orgânico na era da mídia paga
As propagandas sempre foram um ponto importante de qualquer comércio. Antigamente, o famoso boca a boca era responsável por divulgar os melhores estabelecimentos de uma região. Depois, surgiram as propagandas no rádio e na TV, responsáveis por aumentar cada vez mais a área de abrangência de um produto e, por último, a Internet chegou para revolucionar o mercado de vez. Hoje em dia, com consumidores cada vez mais conectados, já é possível contar com muitas ferramentas de divulgação, por exemplo, a otimização de sites, parcerias, investimento em tráfego orgânico e pago, dentre outras.
É importante ter em mente que a divulgação de um produto ou serviço envolve muitos componentes, e uma empresa na maior parte das vezes precisa estar presente em diferentes plataformas, como sites, redes sociais etc. O tráfego orgânico é um dos grandes desafios atuais, fazendo com que as empresas consigam ganhar cada vez mais espaço no mercado de uma forma natural, sem terem que utilizar apenas tráfego pago para que isso aconteça.
Benefícios do tráfego orgânico
Como já era de se esperar, o tráfego orgânico consegue proporcionar um crescimento mais natural para qualquer empresa. Ainda que o investimento em tráfego pago seja uma opção no mundo dos negócios, às vezes, estratégias mais naturais de marketing podem contribuir a longo prazo para um crescimento mais sólido do negócio, conquistando mais clientes fiéis e fazendo com que a empresa conquiste cada vez mais autoridade no mercado.
O investimento em tráfego orgânico, no entanto, envolve uma série de fatores e é um projeto para ser pensado a médio e longo prazo, o que faz com que equivocadamente algumas empresas desanimem no início. A parte boa é que os frutos sempre chegam, e quanto maior for a seriedade depositada nessa prática, mais frutos as empresas poderão colher.
Como alavancar o tráfego orgânico de um negócio
Cada negócio pode ter alguns requisitos específicos no que diz respeito a alavancar o tráfego orgânico. Por exemplo, um e-commerce de produtos de beleza pode ter estratégias ligeiramente diferentes de uma clínica de advocacia, no entanto, algumas dicas podem ser comuns a todos os nichos e podem já fazer uma grande diferença em qualquer negócio.
Crie conteúdos de excelência
Independentemente da plataforma, seja ela um site ou uma conta na rede social, o principal ponto para qualquer mercado é investir em excelentes conteúdos que possam atrair o público. Vale lembrar que estes conteúdos devem ser adaptados de acordo com o objetivo da plataforma utilizada. Desde uma descrição completa de produtos, no caso das lojas online, até posts e legendas nas redes sociais, todo o tipo de conteúdo veiculado por uma empresa precisa acrescentar alguma coisa na vida do consumidor. Além disso, no caso de sites, bons conteúdos são ainda mais relevantes, tendo em vista que o consumidor vai decidir, ainda nos segundos iniciais, se lê o seu conteúdo até o fim ou não. O investimento em conteúdo é um investimento a longo prazo, principalmente no que diz respeito a textos em blogs, por exemplo, já que este conteúdo, mesmo após anos, ainda pode atrair consumidores que pesquisam por aquilo a partir dos principais mecanismos de buscas.
Invista em SEO otimizado
Contar com uma estratégia de SEO bem definida pode revolucionar qualquer negócio. Não basta apenas oferecer um produto ou serviço, antes disso, é preciso saber o que os clientes procuram, por isso, traçar uma estratégia envolvendo metadados e palavras-chaves pode ser imprescindível para que o negócio se destaque organicamente no meio de centenas de outras empresas do mesmo ramo.
Simplifique a vida do usuário
Pense como um cliente. Imagine o cliente ideal do seu nicho e tente prever quais são os desejos dele, os receios e o diferencial que ele quer encontrar ao procurar o seu produto ou serviço. Além disso, tente ao máximo simplificar a vida do consumidor com medidas simples que podem fazer a diferença entre uma boa recomendação futura ou não. Lembre-se de que, quando o assunto é tráfego orgânico, nada melhor do que as recomendações e compartilhamentos feitos pelos próprios clientes que representam a melhor vitrine possível.
Tenha uma boa equipe de apoio ao cliente
De nada adianta seguir todas as dicas anteriores para aumentar ainda mais o tráfego orgânico de um negócio se este não conta com uma equipe excelente de apoio ao cliente. Tendo em vista que o Brasil é um dos grandes nomes quando o assunto é o comércio eletrônico, os brasileiros podem se tornar um público exigente no que diz respeito ao atendimento ao cliente. As dúvidas sempre podem aparecer, assim como imprevistos, e para fazer com que os consumidores saiam sempre satisfeitos das negociações, é importante investir em uma equipe que consiga dialogar com tranquilidade resolvendo as pendências que podem surgir.
Conclusão: Paciência é a chave
Ao contrário do investimento em tráfego pago, que pode proporcionar um resultado mais imediato, o investimento em tráfego orgânico é um jogo que envolve muita paciência e dedicação. As dicas anteriores podem funcionar como um bom ponto de partida, mas lembre-se sempre de que é preciso ter paciência e bom senso para reajustar o caminho sempre que for preciso, tendo a humildade de grandes empresas, como o Instagram, de estar sempre aberta aos feedbacks das pessoas que mais importam: os consumidores.