Procon recolhe mais de mil brinquedos com irregularidades em loja de Arapiraca
O Procon Arapiraca recolheu, durante fiscalizações em uma loja, no centro do município, mais de mil brinquedos e itens de recreação infantil com irregularidades. A ação foi feita devido ao Dia das Crianças, que acontece no dia 12 de outubro.
Segundo a Prefeitura de Arapiraca, a apreensão dos produtos se deu por conta a falta do selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o que põe em risco a segurança das crianças, uma vez que o selo garante que o brinquedo foi testado antes de ser inserido no mercado.
Dentre as pesquisas e fiscalizações, conseguimos tirar de circulação esses mil brinquedos por serem impróprios para a utilização das crianças”, disse o coordenador-executivo do Procon Arapiraca, João Pedro.
A prefeitura, por meio do Procon Arapiraca, alertou que o consumidor deve ficar atento à faixa etária indicada para o uso do brinquedo, identificação do fabricante, instruções de montagem e de uso e advertências de eventuais riscos que o brinquedo ou produto possa apresentar à criança. O consumidor também deve checar se a embalagem não foi violada e, em caso de brinquedos eletrônicos, eles devem ser testados ainda na loja.