'Eu sei o que você tá passando', diz Lula para Paulo Dantas durante ato político em Maceió
O candidato à presidência da República, Luís Inácio Lula da Silva (PT), esteve em Maceió nesta quinta-feira (13) e falou para o grande público que foi vê-lo na Praça Deodoro. Entre os assuntos abordados pelo ex-presidente, o afastamento de Paulo Dantas (MDB) do governo do estado.
Lula chegou ao Centro de Maceió pouco depois de 15h e percorreu em um veículo algumas ruas entre a Praça dos Martírios e a Deodoro ao lado do deputado federal reeleito Paulão (PT) e dos senadores Renan Filho (MDB) e Renan Calheiros (MDB). Com eles também estavam Janja, esposa do petista, o senador amapaense Randolfe Rodrigues (REDE), além de Dantas e seu vice Ronaldo Lessa (PDT).
Enquanto o evento acontecia, a situação do governador estava passando por votação no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A decisão da ministra Laurita Vaz, relatora do inquérito que investiga um suposto esquema de rachadinha na Assembleia Legislativa de Alagoas, acabou sendo mantida por 10 votos a favor e dois contra.
Em seu discurso, Lula afirmou que todo mundo é inocente até que se prove o contrário e comentou a possibilidade que foi ventilada antes da confirmação do evento de hoje, de que poderia optar por não fazer a visita ao estado por conta do imbróglio.
“Querido Paulo Dantas, eu sei o que você tá passando. Não sou advogado, não vou me meter, mas eu posso dizer pra você que na minha opinião todo mundo é inocente até que provem o contrário. Essa condenação precipitada sua me cheira à minha condenação”, disse o petista, fazendo uma pergunta em seguida. “Quem é que tem interesse em evitar que você seja candidato?''.
“Por isso eu fiz questão de vir aqui, porque tinham pessoas que diziam: Lula, vai à Alagoas não, porque o candidato lá tá sub judice e não foi condenado. Eu quero dizer a vocês, eu jamais deixarei um companheiro no meio do caminho. Eu tomei a decisão de vir para mostrar minha solidariedade e minha confiança. Que você seja julgado, seja investigado decentemente e depois que você for julgado e tiverem provas contra você, podem te condenar, mas condenar pra você não ser candidato é um erro que já cometeram comigo”, completou.
Por volta de 20h30, a assessoria de Dantas divulgou uma nota sobre a decisão do STJ, que reduziu o período de afastamento para o final do atual mandato e não mais 180 dias, como definido anteriormente.
Na nota, ele afirma que respeita a Justiça e pediu que seu direito de defesa seja preservado. Leia na íntegra abaixo:
Nota - Paulo Dantas
Estou confiante nos recursos que meus advogados irão impetrar. Com isso, serei reeleito governador de Estado para trabalhar pelo povo alagoano e dar continuidade a um projeto político que mudou a cara do Estado.