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Um guia para criar conteúdo para SEO

18/10/2022 06h06 - Atualizado em 18/10/2022 06h06
Técnicas de SEO para o Instagram - AMKT - Foto: http://amkt.ppg.br

SEO é uma sigla em inglês que em português quer dizer otimização para mecanismos de busca. No geral diz respeito a criação de conteúdo voltado para mecanismos de busca como o Google, o website mais utilizado do mundo.

Ferramentas como o Google trabalham com texto, mesmo os vídeos da internet precisam de uma descrição em texto para que o conteúdo se torne compreensível para os mecanismos de busca.

Para ser franco, o Google é utilizado por mais de 90% dos usuários da internet, portanto, vamos focar nele. Os conteúdos mais relevantes ficam no topo dos resultados das buscas feitas com o Google.

Ficar entre os primeiros resultados quer dizer que você será encontrado por mais pessoas. Isso é ótimo, especialmente se você está vendendo algo. Pensando nisso, criamos este artigo com algumas dicas para criar conteúdo voltado para mecanismos como o Google.

Cuide da velocidade do seu website


Um dos critérios do Google para organizar as páginas é a velocidade das mesmas. Websites mais rápidos tem uma pontuação mais alta e, sendo assim, mais chances de ficar entre os primeiros resultados dos mecanismos de busca.

Há muitas coisas que você pode fazer para ter um website rápido. Uma delas é usar uma hospedagem web rápida que vai garantir que o seu website seja carregado rapidamente. Isso vai custar um pouco, mas vale a pena.

Hoje em dia é possível encontrar serviços de hospedagem gratuitos, mas obviamente esses serviços têm suas limitações. Crie um orçamento e inclua um bom serviço de hospedagem nele.

Escreva para pessoas e não para máquinas


Existe um debate há anos sobre o tipo de conteúdo que deve ser escrito. Algumas pessoas focam tanto no SEO que acabam enchendo o texto de palavras-chave na esperança de que isso vai ajudar a melhorar os resultados com o Google.

O problema é que a qualidade do texto diminui para as pessoas. Pode até ser bom para os resultados do Google, mas as pessoas que vão acessar o seu website provavelmente vão ficar confusas se você seguir este caminho.

O melhor que pode ser feito é tentar achar um equilíbrio entre o SEO e um texto compreensível para as pessoas. Limite o número de palavras-chave e pense sempre em quem vai ler o seu texto.

Use plugins de SEO no seu website


Há diversos plugins no WordPress que prometem ajudar com o SEO do seu website. São ferramentas que vão indicar o que você precisa fazer para melhorar a qualidade do conteúdo do seu website.

Alguns desses plugins são gratuitos, outros são pagos. Fica ao seu critério decidir se vale a pena o investimento.

Considere contratar um estrategista de SEO para o seu website


Um estrategista de SEO é um profissional que vai pesquisar tópicos, palavras-chave e muito mais sobre o tipo de conteúdo que você deve criar para o seu website ter bons resultados no Google.

Não é ele quem vai escrever o artigo, mas sim quem vai descobrir quais são os tópicos mais relevantes para o seu ramo, quais temas e palavras-chave devem ser usados e etc.

Esse tipo de profissional pode ser encontrado em plataformas de freelancers. Websites como o Fiverr e o Upwork são exemplos de lugares que você deve considerar na hora da pesquisa.

O preço do serviço pode variar bastante, você pode pedir para que ele crie uma estratégia de conteúdo para os próximos 12 meses ou algo mais simples como encontrar as palavras-chave mais relevantes para o seu website.

Considere fazer guest post


Guest post ou artigo convidado quer dizer publicar um artigo no website de outra pessoa. O website que vai receber seu texto deve ser bastante popular e ter bons resultados no Google.

Há vários administradores de websites que aceitam publicar conteúdo de terceiros em troca de pagamento.

O texto que você vai enviar para a publicação deve conter um link que aponta para o seu website. O Google vai notar isso e o seu site vai ter mais relevância.

Considerações finais


Bom, essas dicas são bem básicas, mas certamente vão ser bastante úteis como um pontapé inicial. A verdade é que os mecanismos de busca estão em constante desenvolvimento, por isso, é necessário se manter atualizado e seguir estudando sobre as melhores práticas de SEO.