Eduardo Leite vence Onyx Lorenzoni e é eleito governador do Rio Grande do Sul
Com 87% das urnas apuradas, o candidato Eduardo Leite (PSDB) conseguiu derrotar o bolsonarista Onyx Lorenzoni (PL) e ser eleito governador do Rio Grande do Sul, com 57,05% dos votos válidos. Onyx Lorenzoni (PL) teve 42,95%
O vice na chapa de Leite é Gabriel Souza (MDB), 38 anos.
A vitória de Eduardo Leite chama atenção pelo fato que ele já foi governador do Estado até abril deste ano, mas se descompatibilizou do cargo, buscando candidatura para a presidência da república. Ao desistir da candidatura para presidência, Leite foi candidato ao governo do Estado. Assumindo como se estivesse em sua primeira candidatura. Eleito agora, na próxima legislatura ele poderá disputar reeleição.
Outra coisa que chama atenção na vitória de leite é que o Estado do Rio Grande do Sul tem em sua maioria eleitores bolsonaristas, mas que não votaram em Lorenzoni e escolheram Eduardo Leite, devido as recentes escorregadas políticas de Lorenzoni.
Eduardo Leite (PSDB) é bacharel em direito pela Universidade Federal de Pelotas, o tucano de 37 anos estudou também gestão pública na Universidade de Columbia, nos EUA, e fez mestrado em gestão e políticas públicas na Fundação Getulio Vargas (FGV), em São Paulo.
Foi presidente da Câmara dos Vereadores e prefeito de Pelotas (RS). Em 2018, foi eleito governador do Rio Grande do Sul com 33 anos de idade.