/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Em discurso sobre eleição, presidente do TSE Alexandre de Moraes ressalta a força da democracia

Por Redação com Uol 30/10/2022 21h09 - Atualizado em 31/10/2022 10h10
Ministro Alexandre de Moraes - Foto: LR Moreira/Secom/TSE

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes, se manifestou, na noite de deste domingo, 30, para fazer um balanço do segundo turno das eleições pelo Brasil 2022.

O ministro aproveitou o momento para pedir o fim dos ataques a credibilidade do sistema eleitoral brasileiro.

"Encerramentos esse importantíssimo momento com maior número em votos em candidatos da história brasileira, em percentualmente e em termos absolutos. Estamos com quase 99,8% dos votos apurados e com a vitória do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT)", disse Moraes.

Moraes ainda agradeceu o empenho da Justiça Eleitoral, para promover uma votação limpa em todo país.

"Essa etapa das eleições de 2022 se encerra com a vitória da democracia, com a vitória da sociedade, vitória dos eleitores que compareceram e novamente eu repito: não existe país no mundo, nem nas menores democracias, mas muito menos uma democracia com 156 milhões de eleitores com mais de 124 milhões de eleitores aparecendo pra votar. Nenhum país no mundo que aproximadamente três horas e meia proclama o resultado com absoluta segurança, eficiência e competência", disse.

"Quero agradecer todos os servidores da Justiça eleitoral que realmente vestem a camisa e trabalham pra que a vontade do eleitor depositada nas urnas eletrônicas, que são patrimônio nacional", continuou.

"É importante destacarmos que além do maior número de candidatos da história, nos tivemos uma diminuição da abstenção dos votos no segundo turno. Diminuímos para 20,56. Houve uma diminuição nos votos nulos e brancos. Tivemos 70% do eleitorado escolhendo um presidente da república, o maior da história do Brasil", finalizou o ministro, presidente do TSE.