Inmet aponta que todos os municípios alagoanos estão em alerta para chuvas intensas
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de ventos e de chuvas intensas para todos os municípios de Alagoas neste sábado (5) e domingo (6). Os avisos são de 'risco alto' (cor laranja) e 'risco moderado' (cor amarela). Ambos valem até as 11h deste domingo.
Para 21 cidades há aviso de ventos costeiros, quando se observa um grau de severidade moderado; já quando se fala em chuvas, o alerta é para 18 municípios, com previsão poder chover de 20 mm/h a 30 mm/h ou até 50 mm/dia.
Em 91 municípios a possibilidade de chuvas intensas é alta com perigo em potencial. Há possibilidade de ocorrer chuva entre 30 e 60 mm/h e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h). Também há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), as condições atmosféricas sobre a região Nordeste tem indicação de chuvas que podem ser acompanhadas de raios e rajadas de vento em pontos isolados do Sertão, Sertão do São Francisco e Agreste.
"Os acumulados podem ser expressivos em todas as regiões ambientais de Alagoas. Existe risco de alagamentos, principalmente em áreas com deficiência de drenagem urbana e elevação de pequenos rios e riachos. Também é necessário ter atenção à queda de árvores, placas, coberturas metálicas, estruturas fragilizadas e objetos que poderão atingir as redes elétricas nas regiões com previsão de rajadas de vento", diz a Semarh.
Segundo a Defesa Civil de Maceió, até a noite deste sábado foram atendidas quatro ocorrências de alagamentos, sem grandes alterações. O Centro Integrado de Monitoramento e Alerta (CIMADEC) continua monitorando a previsão que é favorável para tempo nublado com pancadas de chuvas isoladas, acompanhadas de trovoadas. Já choveu na capital cerca de 70mm.
"Trata-se de um acumulado significativo. Inclusive, de acordo com as previsões, esperávamos até mais. Dessa forma, essa quantidade de mm era esperada. Mas é um volume que já nos deixa num nível de alerta", disse Hugo Carvalho, meteorologista da Defesa Civil de Maceió.
Todas as equipes estão em prontidão. Para acionar a Defesa Civil, a população deve ligar para 199. E para receber os alertas via SMS, realizar o cadastro enviando o CEP para 40199.
Orientações
Por conta das rajadas de ventos, os órgãos orientam a população não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.