Ex-comandante geral da PMAL é indicado para compor gabinete de transição da segurança pública
O ex-comandante geral da Polícia Militar de Alagoas, Coronel Luciano Antônio da Silva, irá compor o grupo Técnico de Justiça e Segurança Pública, no gabinete de transição do futuro governo Lula.
O oficial atuou na PMAL por mais de 30 anos e comandou a principal força de segurança do estado durante o governo de Teotônio Vilela Filho (PSDB), em 2011. O Coronel Luciano foi designado pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin.
Profissional de atuação participativa nos fóruns nacionais que discutem a segurança pública no país, Coronel Luciano, tem uma experiência muito grande na área. Ele tem a vivência dos grandes debates e discutindo segurança pública no campo progressista.
“Eu estou honrado com a indicação do meu nome, já publicado no Diário Oficial da União, por que além de me levar a debater uma questão fundamental para vida dos cidadãos e cidadãs do País, insere também Alagoas, o meu Estado, nesse contexto da formatação de propostas para o futuro governo do presidente Lula”, disse o coronel.
Luciano Silva integra o grupo nacional de policiais antifascistas e faz parte do fórum setorial da segurança pública no Brasil, bem como integra o núcleo de apoio a projetos públicos de segurança da Fundação Perseu Abramo.
Segundo ele, essa será uma oportunidade histórica de discutir com os integrantes da transição projetos, para uma segurança pública mais democrática e comunitária para o País. Na visão do coronel o futuro governo precisa abrir espaços para que a sociedade possa discutir segurança pública com seus gestores.
Valorização – Mas, além disso, destacou a necessidade de se materializar a valorização dos profissionais de segurança pública no país “e isso eu vou discutir no Gabinete de Transição com muita serenidade, mas também com muita determinação”.