Veja como fazer o pão que Lula gosta, com receita da cozinheira que entregou faixa na posse
A paranaense Jucimara Fausto dos Santos ficou conhecida após participar da entrega da faixa de presidente para Lula (PT) na posse em 1° de janeiro, em Brasília. A oportunidade de estar lá, naquele momento histórico, ocorreu depois que ela fez pães para Lula, enquanto ele estava detido na Polícia Federal em Curitiba. Veja como fazer o pão do Lula abaixo.
A cozinheira contou que fazia em média de 20 a 50 pães por dia para distribuir aos manifestantes da Vigília - Lula Livre, além de entregar, toda quinta-feira, um especial ao presidente. Ele até tinha preferência na hora do preparo.
“E o Lula não gostava do pão cilindrado. O dia que foi mandado um pão cilindrado, ele não gostou. Falou que preferia o outro (sovado na mão). Daí, tinha que ser tudo uma massa mais mole, que o pão fica fofo e cresce mais", explicou Jucimara.
Com mais de 22 anos de trabalho na cozinha, Jucimara tem um domínio que é para poucos. Ela não utiliza nenhum medidor ou algo que auxilie a quantificar os ingredientes da receita.
Por isso, o padeiro Rafael Luis Thomas adaptou as quantidades para quem for preparar o pão em casa e não tem a mesma experiência que Jucimara.
Ingredientes
10 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1 xícara de óleo de soja
2 colheres de sopa de sal
4 colheres de sopa de fermento biológico seco
4 xícaras de água morna
A porção rende quatro pães de 875 gramas cada, conforme o padeiro.
Modo de preparo
Comece colocando água morna, açúcar e fermento em um recipiente e aguarde 10 minutos até crescer. Depois, misture sal e o óleo e, aos poucos, coloque a farinha de trigo mexendo bastante a massa.
“O segredo para sair bem macio é sovar bem a massa. Tem que sovar até ficar lisa e bem docinho”, explicou a cozinheira.
Após a massa dobrar de tamanho, divida-a em três partes e abra um pedaço de cada vez sobre a mesa, fazendo um formato retangular. Depois enrole e coloque na forminha. Aguarde por 40 minutos.
Leve o pão ao forno a uma temperatura de 150°C. Deixe assar por cerca de 45 minutos, retire do forno, corte e sirva.
Quem é Jucimara
Jucimara é cozinheira na Associação dos Funcionários da Universidade Estadual de Maringá (Afuem), no norte do estado, e participou da vigília pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Foi durante o acampamento que a primeira-dama Janja a conheceu. O convite para subir rampa com o presidente partiu deste ponto.
O pão fabricado pelas mão da cozinheira fez sucesso que conquistou até o paladar de estrangeiros que visitavam o acampamento durante os 10 meses de vigília.
"Tem gente que me liga do mundo inteiro querendo saber como é que faz o pão", contou.