/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Luz que impressionou moradores do interior de Alagoas foi provocada por foguete lançado na China

Por Gustavo Cândido 10/01/2023 11h11 - Atualizado em 10/01/2023 12h12
Moradores acreditaram ter visto anjo - Foto: Reprodução

A luz que encantou moradores do interior de Alagoas na noite do domingo (8), na verdade foi provocada por um foguete chinês. O Já é Notícia conversou com dois especialistas para entender melhor o fenômeno, que fez muitas pessoas acreditarem ter visto um anjo no céu.

Adriano Aubert Silva Barros, que é professor do Observatório Astronômico Genival Leite Lima, em Maceió, afirmou que na verdade foi "vista a pluma de combustão que se forma na ejeção dos gases". Ele explicou também porque a luz foi vista em Alagoas, mesmo que o foguete tenha sido lançado do outro lado do mundo.

"A trajetória que os foguetes fazem é balística. Eles sobem vertical, mas depois de algum tempo eles inclinam para estabelecer a órbita. A pluma de gases em combustão é ampla e o contraste com o céu escuro a faz ser visível por centenas de quilômetros. Por isso são visíveis. Os satélites e as estações espaciais que não ejetam material, em quantidade como um foguete, ficam facilmente visíveis, em céus escuros, apenas refletindo a luz do Sol", explicou o professor.

O diretor do Planetário e da Casa de Ciência de Arapiraca, Jhonatan David, reiterou a conclusão do professor Adriano. "Esse fenômeno ocorreu em altitudes bem elevadas, foi devido a isso que ele foi visualizado em lugares tão distantes. A gente visualizou daqui por que era noite, a escuridão do céu facilitou a visualização", disse.

"Aquela "nuvem branca" pode ter sido formada de compostos químicos como dióxido de carbono, água e gás", completou.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02

O foguete "Longa Marcha-7 foi lançado às 19h, no horário de Brasília, na Base de Wenchang, localizada na província de Hainan, e levou para a órbita baixa da terra três satélites.